sexta-feira, 4 de julho de 2008

Evangelho do dia 04/07/2008

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Santo do Dia


XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : Santa Isabel de Portugal, rainha, +1336
(Memória Facultativa)


Livro de Amós 8,4-6.9-12


Leitura da Profecia de Amós.:

4Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: "Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6e dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?"
9Acontecerá que naquele dia, diz o Senhor Deus, farei com que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; 10mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tornarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. 11Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor. 12Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Livro de Salmos 119,2.10.20.30.40.131


- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Minha alma se consome o tempo todo em desejar as vossas justas decisões. Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
- Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
- O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 9,9-13


Aclamação (Mt 11,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Vinde a mim, todos vós que estais cansados,/ e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 9,9-13)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "Segue-me!" Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: "Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?" 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: "Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: Quero misericórdia e não sacrifício. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários

«Porque é que o vosso Mestre come com os cobradores de impostos e os pecadores?»


Nosso Senhor escolheu Mateus, o cobrador de impostos, para encorajar os colegas deste a virem com ele também. Ele viu pecadores, chamou-os e fez que se sentassem junto de si. Um espectáculo admirável: os anjos ficam de pé, trémulos, enquanto os publicanos, sentados, se divertem. Os anjos enchem-se de temor perante a grandeza do Senhor, enquanto os pecadores comem e bebem com Ele. Os escribas sufocam de ódio e de despeito, e os publicanos exultam perante a sua misericórdia. O céu viu este espectáculo, ficando em grande admiração; o inferno também o viu e ficou louco. Satanás viu e enfureceu-se; a morte viu e enfraqueceu; os escribas viram e ficaram muito perturbados com isso.
Havia alegria nos céus e júbilo entre os anjos porque os rebeldes tinham sido convencidos, os recalcitrantes tinham ganho sensatez e os pecadores tinham sido corrigidos, e porque os publicanos tinham sido justificados. Tal como Nosso Senhor não renunciou à ignomínia da cruz apesar das exortações dos seus amigos (Mt 16,22), Ele não renunciou à companhia dos publicanos apesar da zombaria dos seus inimigos. Desprezou a zombaria e desdenhou o elogio, fazendo assim o que é o melhor para os homens.
Santo Efrém (c. 2006-373), diácono na Síria, doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho ou Diatessaron, 5, 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.