quinta-feira, 3 de julho de 2008

evangelho do dia 03/07/2008

Salve Maria!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Santo do Dia


SÃO TOMÉ, APÓSTOLO E MÁRTIR. FESTA
S. Leão II, papa, +683
Santo Anatólio, bispo, séc. III


Carta aos Efésios 2,19-22


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Livro de Salmos 117,1.2


- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
- Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
- Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 20,24-29


Aclamação (Jo 20,29)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Acreditaste, Tomé, porque me viste./ Felizes os que crêem sem ter visto.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Jo 20,24-29)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor!


24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei".
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários

S. Tomé quer seguir Cristo onde quer que Ele vá e compreender tudo o que Ele diz


Quando Jesus, num momento crítico da sua vida, decidiu ir a Betânia para ressuscitar Lázaro, aproximando-se assim perigosamente de Jerusalém (cf. Mc 10, 32), Tomé disse aos seus condiscípulos: "Vamos nós também, para morrermos com Ele" (Jo 11, 16). Esta sua determinação em seguir o Mestre é deveras exemplar e oferece-nos um precioso ensinamento: revela a disponibilidade total a aderir a Jesus, até identificar o próprio destino com o dEle e querer partilhar com Ele a prova suprema da morte. De facto,... quando os Evangelhos usam o verbo "seguir" é para significar que para onde Ele se dirige, para lá deve ir também o seu discípulo. Deste modo, a vida cristã define-se como uma vida com Jesus Cristo...: morrer juntos, viver juntos, estar no seu coração como Ele está no nosso.
Uma segunda intervenção de Tomé está registada na Última Ceia. Naquela ocasião Jesus, predizendo a sua partida iminente, anuncia que vai preparar um lugar para os discípulos para que também eles estejam onde Ele estiver; e esclarece: "E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho" (Jo 14, 4). É então que Tomé intervém e diz: "Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?" (Jo 14, 5)... Estas suas palavras fornecem a Jesus a ocasião para pronunciar a célebre definição: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14, 6). Portanto, Tomé é o primeiro a quem é feita esta revelação, mas ela é válida também para todos nós e para sempre...
Ao mesmo tempo, a sua pergunta confere também a nós o direito, por assim dizer, de pedir explicações a Jesus. Com frequência nós não o compreendemos. Temos a coragem para dizer: não te compreendo, Senhor, ouve-me, ajuda-me a compreender. Desta forma, com esta franqueza que é o verdadeiro modo de rezar, de falar com Jesus, exprimimos a insuficiência da nossa capacidade de compreender, ao mesmo tempo colocamo-nos na atitude confiante de quem espera luz e força de quem é capaz de as doar.
Papa Bento XVI
Audiência geral do dia 27/9/06
(trad. DC 2367, p. 958 © Libreria Editrice Vaticana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.