sexta-feira, 17 de março de 2017

O que é Zen?

Zen é um nome japonês da tradição Chan que surgiu na China e junta as suas origens ao Budismo. A pratica do Zen é um tipo de meditação contemplativa que visa levar aquele que pratica a uma experiência direta da realidade.

O termo zen também é muito utilizado por pessoas que procuram levar uma vida tranquila, não necessariamente que sejam adeptas ao budismo, mas que procuram evitar problemas e manter sempre a mente tranquila. Zen já foi um termo "de momento", era muito utilizado quando alguém ficava nervoso, então outros diziam que a pessoa tinha que ficar zen.

Zen na Escola Japonesa
O Zen na escola japonesa divide-se em duas escolas. A escola Soto que dá ênfase a meditação silenciosa, e a escola Rinzai que faz uso de enigmas ou charadas. O Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas no ocidente. As raízes da escola Zen vêm do budismo indiano, que refere o estado de concentração, da pratica meditativa.

São Paulo possui uma Escola Soto, que se localiza no bairro da Liberdade, onde existe a maior colônia japonesa do Brasil e, a maior população de japoneses fora do Japão.

Budismo
O Zen é um ramo da tradição budista, e baseia-se fundamentalmente nos ensinamentos de Buda, porém, através de sua história, o Zen também foi recebendo influências das diversas culturas dos países por onde passou. O Budismo é uma religião devotada a condicionar a mente de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade.

A tradição Zen possui várias lendas que são contadas de geração para geração, e que fazem parte dos folclores chineses e japoneses. O Zen-Budismo tem origem no Sermão da Flor, quando Buda juntou seus discípulos para um discurso, e apanhando uma flor eles tentaram interpretar seu significado, mas não conseguiram entender corretamente que significava “sabedoria”.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.