domingo, 23 de março de 2008

Auriculopuntura

auriculopuntura, acumpuntura, agulhas

A palavra Auriculoterapia vem do termo aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja tratamento através da orelha. Mais concretamente, a Auriculopuntura é a técnica de estimular pontos reflexos presentes no pavilhão auricular a fim de restabelecer a saúde do organismo. A estimulação pode ser feita através de agulhas, electroestimulador e aplicação de pequenas sementes (normalmente de mostarda) em determinados pontos.

A Auriculopuntura baseia-se em princípios distintos da reflexologia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa. O conjunto de nervos do pavilhão auricular conecta-o ao Sistema Nervoso Central e faz com que estímulos na orelha resultem em reacções nos órgãos e sistemas do corpo. Além disso, seis canais de energia passam pelo pavilhão auricular, portanto, o estímulo destes canais é reflectido nos órgãos e sistemas a que se relacionam.

Originou-se na China. Em antigos livros do período Han (206 a.C. - 220 d.C.) há referência da comunicação do pavilhão auricular com outras partes do corpo. Muitos outros tratados médicos chineses citam a auriculoterapia. Em 1958 os estudos realizados pelo médico francês P. Nogier apresentam o mapa da orelha com um feto posicionado de cabeça para baixo. Esse acontecimento serviu de impulso para estudos profundos da auriculoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.