sexta-feira, 8 de maio de 2009

Santo do dia - São Vitor

8 de Maio

O nome do santo de hoje, Vitor, significa vitorioso, e assim foi a vida deste cristão que pelo martírio venceu o bom combate da fé. Temos na história da Igreja cerca de 35 santos com este nome, mas contemplaremos aquele vitorioso, que nasceu em Marrocos, no século III.

São Vitor era cristão desde a infância e quando chegou a uma certa idade entrou para o exército de Maximiano, que por sua vez tinha inimigos comuns com o imperador Diocleciano. Aconteceu que Maximiano e Diocleciano começaram a movimentar seus exércitos para uma batalha, mas para isto era preciso que os soldados firmassem fidelidade através dos sacrifícios aos deuses, neste momento, muitos recusaram prestar-lhes culto, pois como cristãos adoravam a um só Deus.

São Vitor quanto à sua posição foi interrogado, ameaçado, queimado com chumbo derretido e, por fim, decapitado em Milão no ano de 303. Os mártires, como o santo de hoje, mostraram-nos que santidade não supõe obedecer cegamente as autoridades, mas ser fiel aos homens na medida em que não afete a obediência maior de devemos para com Deus.


São Vitor, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.