quarta-feira, 13 de maio de 2009

Nossa Senhora de Fátima: 92 anos das aparições assinalados hoje

quarta-feira, 13 de Maio de 2009
Fonte: Diário Digital

Milhares de peregrinos estão em Fátima, para participarem nas cerimónias desta quarta-feira no Santuário da Cova da Iria, onde serão assinalados os 92 anos da primeira aparição aos três videntes, em 1917.

Apresentando uma circulação automóvel sem problemas, as ruas em redor do Santuário começam a registar já uma boa afluência de fiéis, que nem o tempo encoberto e, a espaços, chuvoso, demoveu de se deslocarem a Fátima para mais um 13 de Maio.

Numa época de crise económica à escala global, com o acentuar de problemas sociais, está a gerar alguma expectativa sobre a mensagem que o presidente da Caritas Internacional, o cardeal hondurenho D. Óscar Maradiaga, deixará aos peregrinos.

O novo sistema de videovigilância do Santuário de Fátima já está em funcionamento, sendo uma mais-valia para a segurança e o socorro. A Comissão Nacional de Protecção de Dados permitiu a captação e gravação de imagens, mas não de sons, e, nos locais onde se localizam as câmaras que integram o sistema, o primeiro a nível nacional, vai estar um aviso.

Entretanto, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estreou na peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima duas bicicletas de socorro. «É um meio eficaz para chegar mais rapidamente ao local, de forma a prestar socorro numa situação de grande confusão, como acontece aqui em Fátima nestes dias», afirmou o o coordenador da Zona Centro da instituição, Osvaldo Tavares.

Cada uma das bicicletas está equipada com material diferente de socorro, mas o objectivo é que andem sempre as duas juntas, esclareceu o responsável, explicando que «a bicicleta número um tem material de primeira abordagem, para situações de emergências, como doenças súbitas, podendo avaliar-se os sinais vitais».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.