domingo, 24 de agosto de 2008

Papa visitará túmulo de padre Pio na Itália

Último Segundo

O papa Bento XVI visitará em 2009 o túmulo de São Pio de Pietrelcina, conhecido como padre Pio, um dos santos mais venerados da Itália, anunciou hoje o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone.

Os fiéis e a Igreja da Apúlia tinham expressado em várias ocasiões o desejo de que Bento XVI fizesse uma peregrinação a San Giovanni Rotondo, no sul da Itália, para visitar o túmulo do padre Pio, frade capuchinho conhecido por mostrar chagas nas mãos.

O anúncio chegou durante a homilia de Bertone na missa de hoje, realizada em San Giovanni Rotondo por ocasião do 40º aniversário da morte do santo.

"Na segunda-feira, o papa me pediu que anunciasse a vocês (fiéis) que está tudo preparado para que ele vá a San Giovanni Rotondo em 2009. Agora só será preciso marcar a data exata", disse Bertone.

Durante a visita, o papa poderá contemplar o corpo do padre Pio, que em abril deste ano foi exumado e exposto em uma urna em uma cripta do santuário de Santa Maria da Graça.

Padre Pio nasceu em Pietrelcina, uma aldeia na cidade de Benevento, no sul italiano, em 25 de maio de 1887. Foi proclamado Santo pelo papa João Paulo II em 16 de junho de 2002.

Segundo seus seguidores, o religioso teve visões durante sua adolescência, e, ao completar 31 anos, apareceram em seu corpo várias chagas, que desapareceram sem deixar pistas pouco antes de sua morte, em 23 de setembro de 1968.

Para acolher o fluxo de peregrinos, foi inaugurado na localidade em 2004 um gigantesco santuário dedicado ao padre Pio, desenhado pelo arquiteto Renzo Piano, capaz de receber sete mil fiéis em seu interior e 30 mil na praça exterior, e que custou 35 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.