terça-feira, 26 de agosto de 2008

O FILHO DO HOMEM SOFRERÁ MUITO Lc 9,18-22

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
26/09/2008

E vós quem dizeis que Eu sou? Tanto nesta como na primeira pergunta são consequência de um dia cheio de intimidade com Deus, e que confirmam a experiência do ambandono e total dependência à Deus Seu Pai. Ele não veio de Si mesm. Seu nome significa Ungido do Senhor. Aquele que devia vir ao mundo. E para se chegar até aí exige-se do homem e da mulher um profudo mergulhar na pessoa de Jesus. Na resposta de Pedro: O Messias que Deus enviou, encontrados as qualidades do verdadeiro discípulo de Jesus.

Enquanto, as pessoas dizem sem ter certeza do que dizem e muitas vezes presas ao passado, o discípulo não pode e nem deve se atrelar à antiga ideologia messiânica de poder, opressora e conservadora, da sinagoga.

Para ele, Jesus é Filho do Homem. É o Deus que se faz humano, convivendo no dia-a-dia comum entre as multidões e comunicando-lhes seu amor divino e eterno, que permanece para sempre, além da morte.

A pergunta: E vós que dizeis que Eu sou?, exige um comprometimento pessoal. Pedro corajosamente mostrou sua crescente lealdade, ao afirmar que Jesus era o Cristo de Deus. Nesta confissão Pedro quis dizer que Jesus era o único Deus, Filho ungido para seus propósitos. Que propósitos? A maioria não tinha idéia, portanto Jesus não queria que seus discípulos divulgassem o que Pedro havia dito. Ao invés de um Rei ungido para sofrer e morrer por pecadores, a maioria dos judeus estavam à procura de um rei que trouxesse libertação política. Jesus então deixou claro o preço que teria que pagar para seguir a confissão de Pedro num mundo que não apenas estava confuso a seu respeito, como também era contra seu ministério. Concordar com a confissão de Pedro significa causar conflito entre os crentes e o mundo e os levaria a negar a si mesmos, ao carregarem a cruz do discipulado.

O discipulado de Cristo lá e aqui tem seu preço, seu custo. Dar a sua vida por amor aos seus irmãos. Esta é a mesagem para o dia de hoje. Peça a e ore ao Senhor para que te ajude a abrir mão, se preciso for, da segurança, conforto e diversões deste mundo para O seguir. Que Ele te Ensine a negar a ti mesmos, carregar a cruz e seguí-l’O. Pois, Sua promessa é: quem perder a vida por minha causa, este a salvará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.