quinta-feira, 14 de agosto de 2008

'Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro'

Quinta-Feira, 14 de Agosto 2008

"O grito de Jesus na cruz, amados irmãos e irmãs, não traduz a angústia dum desesperado, mas a oração do Filho que, por amor, oferece a sua vida ao Pai pela salvação de todos. Enquanto Se identifica com o nosso pecado, « abandonado » pelo Pai, Ele « abandona-Se » nas mãos do Pai. Os seus olhos permanecem fixos no Pai. Precisamente pelo conhecimento e experiência que só Ele tem de Deus, mesmo neste momento de obscuridade Jesus vê claramente a gravidade do pecado e isso mesmo fá-Lo sofrer. Só Ele, que vê o Pai e por isso rejubila plenamente, avalia até ao fundo o que significa resistir com o pecado ao seu amor. A paixão é sofrimento atroz na alma, antes de o ser e bem mais intensamente que no corpo."
(João Paulo II, Novo Millennio Ineunte, nn. 25-27)

Ao mesmo tempo, nos vemos em nossas dores e sofrimentos, semelhança com este “rosto doloroso”, que soube enfrentar a extrema agonia até o grito do abandono. Mas a nossa contemplação do rosto de Cristo não pode deter-se no rosto do Crucificado. Ele é o Ressuscitado! Foi o que se deu comigo, de volta para a casa dos meus pais: fui encaminhada para fazer um Encontro de Jovens com Cristo, onde se deu o meu encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, o que mudou toda a minha vida.

Não paramos, assim, no Cristo morto, mas olhamos o Cristo Ressuscitado. Como Paulo, que ficou fascinado por Jesus depois de O ter encontrado no caminho de Damasco: “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro”. Contemplemos no rosto de Jesus a nossa vitória!

Jesus, eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.