sábado, 30 de agosto de 2008

OS SAMARITANOS NÃO ACOLHEM JESUS Lc 9,51-56

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
30/09/2008

A Igreja celebra hoje o dia de São Jerónimo, homem de Deus que agraciado por diversos talentos, se colocou ao serviço dos seus irmãos e irmãs na fé. Fazendo-se batizar aos 25 anos se torna depois sacerdote.

De temperamento forte mais também dócil afirma que ignorar a Sagraga Escritura é não conhecer o próprio Cristo. Conduzido pelo zelo da Palavra de Deus e preanunciando o Concílio Vaticano II, traduz a Bíblia Sagrada do Grego para o Latim que na altura a lingua oficial da Igreja.

Podemos ler entre linhas nesta seu gesto, a segunte verdade: Deus veio ao mundo, se identifica com o homem e quer falar-lhe na sua lingua. Esta ideia veio tornar-se realidade no século XX, quando a Bíblia é traduzida em diversas linguas para que o povo possa ouvir Deus nas suas próprias linguas.

Lucas no Evangelho de hoje, traz-nos o firme e voluntário propósito de Jesus se dirigir ao centro do judaísmo, Jerusalém e o Templo, para ali fazer seu anúncio libertador, em um confronto direto com o estado teocrático judaico.

Jesus sabia que com tal decisão arriscava sua própria vida. Pois conforme nos descreve Lucas, estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu.

O evangelista faz como que uma preparação da narrativa da Ascensão que será feita nos Atos dos Apóstolos. Ao atravessarem a Samaria, os discípulos enviados a um povoado para preparar hospedagem devem ter cometido um equívoco. Com sua visão triunfalista tradicional devem ter falado de um Jesus glorioso, restaurador de Israel, o que suscitou a rejeição dos moradores, que eram discriminados pelos judeus. E, ainda, com espírito vingativo, estes discípulos queriam um fogo do céu para destruí-los. Veja o que dizem: O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas? Quantas vezes tu e eu não pensamos em nos vingarmos daqueles que nos fazem mal, nos odeiam, caluniam, insultam ou contrariam? Quando o espírito de vingança te vier bater a porta lembre-te da atitude de Jesus ante a inquietação dos discípulos. Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. 56Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado. Portanto, com um simples gesto, Jesus repreende-lhes esta sua ideologia. Muitas vezes julgamos que o problema está nos outros. Quando afinal e não poucas vezes está em nós como também não estava nos samaritanos, mas na cegueira dos discípulos enviados. Os nossos olhos em muitas ocasiões ficam impedidos de ver e olhamos as falhas dos outros e então os censuramos e excluímos. O próprio Lucas, na parábola do samaritano, e, depois, João em seu evangelho destacam a acolhida dos samaritanos a Jesus.

Peçamos à graça de vermos as nossas limitações, as nossas cegueiras, os nossos erros para podermos com compaixão, misericórdia e perdão podemos acolher os nossos irmãos e irmãs para que não aconteça que fechemos as portas à Jesus como fizeram os Samaritanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.