segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A fé dos cristãos não nasce de um mito, mas do encontro com Jesus

Canção Nova, Rádio Vaticano

A Audiência Geral desta quarta-feira, 24, aconteceu ao ar livre, na Praça de São Pedro, onde se encontravam cerca de 15 mil peregrinos e turistas.

Bento XVI, que permanece, durante o verão, na Casa Pontifícia de Castelgandolfo, se deslocou ao Vaticano de helicóptero, apresentou uma ampla catequese sobre a figura de São Paulo, e salientou que o cristianismo não nasce de um mito mas do encontro com a pessoa de Jesus de Nazaré, Cristo ressuscitado.

"Quanto mais procurarmos reencontrar as pegadas de Jesus de Nazaré nas estradas da Galiléia, disse o Papa, tanto mais poderemos compreender que Ele carregou sobre si a nossa humanidade, partilhando-a totalmente, excluindo o pecado".

Esta é uma convicção experimentada pessoalmente e testemunhada pelo próprio Apóstolo Paulo, na importância que ele atribuía a tradição viva da Igreja.

Nesta perspectiva, esclareceu Bento XVI, "é errada a visão de quem atribui a Paulo a invenção do cristianismo: antes de evangelizar, encontrou Cristo no caminho de Damasco e freqüentou a Igreja, observando-O na vida dos doze e naqueles que o seguiram nas estradas da Galiléia".

Ilustrando a figura de Apóstolo Paulo, Bento XVI descreveu sua maneira de relacionar-se com os doze Apóstolos. "As relações tinham a marca do profundo respeito e da franqueza que caracterizava São Paulo no anúncio do Evangelho".

Ao final da Audiência Geral, o Papa fez uma saudação em língua portuguesa:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os fiéis brasileiros da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Campinas: Aqui, em Roma, os santos apóstolos Pedro e Paulo derramaram o seu sangue, confessando a sua fé no Senhor Jesus. As gerações recolheram e transmitiram esse testemunho: hoje é a nossa hora! Mostrai a todos a felicidade que é amar Jesus Cristo. Aprendei a segui-Lo e a imitá-Lo, como fez a Virgem Maria. Sobre todos os presentes e respectivas famílias, de bom grado estendo a Bênção Apostólica".

Em seguida, o Papa saudou um grupo de jovens de uma associação pela paz da cidade italiana de Arezzo, entre os quais alguns provenientes do Cáucaso, o Papa fez votos de que este seu encontro contribua para afirmar uma justa cultura da convivência pacifica entre os povos e promover o acordo e a reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.