segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A FAMA DE JESUS Lc 9,7-9

Padre Bantu Mendonça K. Sayla
25/09/2008

Quando Jesus abria a boca para falar, suas palavras tornavam realizáveis os seus gestos e as ações testemunhavam quer as suas palavras quer a sua proveniência. E então todos, em todas as cidades, ouviam falar dEle. E a grande maioria havia grande curiosidade em conhecer Jesus.

É neste context em que aparece a passagem de hoje, nós constatamos que até Herodes ficou admirado com o que se falava de Jesus. Provavelmente, contaram sobre o milagre de Caná, das curas dos doentes, da multiplicação dos pães. Por fim tudo o que parecesse sobrenatural, deixava Herodes perplexo e até supersticioso! Eis a razão do porque pensou logo em João, Elias e os profetas antigos que uma vez mortos julgava terem ressurgido. Tratar-se-á da reencarnação? Para ele sim. Mas para Cristo e os seus discípulos não. Mas a dúvida de Herodes fala mais alto: A João, Eu mesmo mandei cortar a cabeça. Mas, quem será então esse homem de quem ouço falar essas coisas?

Como frizamos um pouco antes, a certeza da ressurreição era comum entre os fariseus em oposição aos saduceus, que não acreditavam na ressurreição. Historicamente falando e segundo esta crença farisaica os que morreram piedosamente, justos diante de seu Deus, ressuscitariam voltando a viver nesta mesma terra, porém em um reino de glória completamente sob o domínio de seu Deus. Mentalidade que mais tarde haveria de ilumina a compreensão da ressurreição de Jesus por parte de seus discípulos judeus.

Mas voltemos a texto de hoje. Lucas conclui dizendo que Herodes procurava ver Jesus. Para ter certeza dos sinais e prodígios que ouviu falar sobre ele. Eis a razão do porque quando Jesus é levado diante de Herodes na Sexta-Feira Santa. Herodes quer ver Jesus realizar alguma mágica. Mas Jesus não dirige sequer uma palavra para ele. Herodes não merecia nem uma palavra de Jesus. A arrogância dele era desprezível, literalmente. E por iss, Jesus não fez nenhum milagre diante dele. Pois ter a curiosidade só de ver e não acreditar no que se ouve dizer, no que se vê, no que se apalpa não tem importância. Veja que os Apóstolos diferente de Herodes anunciam aos outros a experiência que fizeram do Cristo Ressuscitado: O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os olhos, o que contemplamos e nossas mãos apalparam no tocante ao Verbo da vida – 2 porque a vida se manifestou e nós vimos e testemunhamos, anunciando-vos a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada – 3 o que vimos e ouvimos, nós também vos anunciamos a fim de que também vós vivais em comunhão conosco. Ora, nossa comunhão é com o Pai e seu Filho, Jesus Cristo. 4 Nós vos escrevemos estas coisas para nossa alegria ser completa 1Jo 1,1-4

Quero te fazer uma pergunta. Porque tu queres ver Jesus? Até Herodes queria ver Jesus, de tanto que ele ouviu falar. Normalmente, quando ouvimos falar muito de alguém, ficamos curiosos para conhecê-lo. Tu já ouviste alguém dizer-te: “Ah, então tu és o…, ouvi muito falar de ti” E tu se calhar perguntas: ouviste falar bem ou mal e mim? Lembra-te que a fama de Jesus se espalhou e tods vinham ver a palavra do Jovem Pregador que tinha tanto amor. Ele fazia as pessoas todas felizes. E tu, que fama tens? Jesus não só quer ouvir falar muito de ti, como também está sempre por perto, pronto para te ajudar, caso tu precises e peças a ajuda dEle. Ele está muito ansioso para te ver feliz e fazendo felizes os outros. Esta é a fama com que Ele atraíu multdões até o próprio Herodes. Faça os outros felizes e tu serás feliz hoje e sempre amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.