sábado, 8 de junho de 2013

Simpatias de festa junina


A festa junina é uma tradição católica em que se comemora os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. Mas até quem não segue a religião consegue aproveitar as tradições “caipiras” dessa época, inclusive as superstições e simpatias que deixam todo mundo na dúvida se funcionam mesmo.

Uma delas é a adivinhação. Quem nunca sonhou em saber sobre o futuro? Confira algumas tradicionais simpatias para adivinhar sua sorte tiradas do Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo. Divirta-se! E não esqueça: a tradição manda que todas essas sortes sejam executadas na véspera do dia do santo junino de sua devoção e por volta do toque da meia-noite. Portanto não esqueça: Santo Antonio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho).

- Plante um dente de alho e faça um pedido. Se amanhecer brotado, obtém-se o que se deseja.

- Deixe uma bacia de água ao relento. Antes do nascer do Sol, use-a como espelho, para olhar seu rosto. Se você não puder ver a própria sombra, os desejos não serão atendidos.

- No dia de São João, pergunte o nome do primeiro mendigo que pedir esmola. Este será também o nome do futuro noivo.

- Escreva três nomes de pretendentes em pedaços de papel. Depois de dobrados, coloque um dentro do fogão, outro na rua e outro sob o travesseiro. Ao amanhecer, desdobre o que tiver ficado debaixo do travesseiro para saber com qual deles se casará.

- Coloque sobre uma mesa três pratos: um contendo água, outro uma flor e outro um terço. As pessoas que estiverem disputando a sorte deverão entrar com os olhos vendados e se postar diante da mesa. O prato que ficar à sua frente conterá o seu futuro. Se for o da água, viagem; se for o da flor, casamento; se for o terço, ingresso na vida religiosa.

- Amarre um fio numa aliança. Coloque em cima de um copo d’água e conte quantas vezes ela vai balançar (sem mexer a mão). O resultado será o número de anos que a pessoa vai levar para se casar.

- Pegue uma vela acesa e deixe que ela derreta pingando em cima de um prato com água. A inicial que se formar será a do nome do futuro marido.

- Escreva todas as letras do alfabeto em pedaços separados de papel, dobrando-os em dois e colocando-os dentro de uma vasilha com água no sereno. O que aparecer aberto, conterá a inicial do futuro marido.

- Na véspera de São João, coloque água na boca e fique atrás de uma porta escutando. O primeiro nome de rapaz (ou de moça) que se ouvir, será o nome do futuro namorado ou namorada.

- Escreva o nome de quatro pessoas queridas nas quatros pontas de um leçol. Dê nós não muito apertados nas pontas. Ao amanhecer, o nó que estiver desmanchado indicará o nome do futuro esposo ou esposa.

- Coloque em cima de uma mesa vários objetos diferentes: sapatos, roupas, livros, instrumentos médicos, etc. A moça (ou rapaz), de olhos vendados, deve tentar tirar um deles. O que sair, por exemplo, um livro, indicará a profissão da pessoa com quem a moça irá se casar. No caso, irá se casar com um professor.

- Passe um ramo de manjericão sobre a fogueira e jogue-o ao telhado. Se na manhã seguinte estiver verde, indica casamento com um jovem, se estiver morto, com um velho.

- Faça uma travessa de canjica e coloque dentro dela uma aliança. Sirva a canjica em vários pratos e distribua os mesmos entre as moças presentes. A que receber o prato de canjica com a aliança será a que vai se casar primeiro.

- Colocar uma faca no tronco de uma bananeira. Retirar no ouro dia e interpretar o desenho que ficar na faca para descobrir o nome do futuro noivo.

fonte:http://revistacrescer.globo.com/Festa-junina/noticia/2013/06/simpatias-de-festa-junina.html
imagem:jardimcoloridodatiasuh.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.