sábado, 18 de julho de 2009

São Francisco Solano

18 de Julho

São Francisco Solano Com alegria, celebramos a santidade ousada do missionário que fez pelo Ocidente uma obra comparada àquela feita no Oriente pelo Padroeiro Universal das Missões Católicas, São Francisco Xavier. São Francisco Solano nasceu em 1549 na Espanha; estudou no Colégio Jesuíta e entrou para a família Franciscana e como sacerdote começou a ocupar diversas funções na Ordem.

Aconteceu que devido à necessidade de salvação das almas na América Latina, São Francisco Solano abandonou todos os confortos para enfrentar tempestades, salvar almas em alto-mar até chegar e ser socorrido em Lima, capital do Peru. Ao se dirigir para a missão na tribo dos Tucumám, ao Norte da Argentina, o santo atravessou rochedos dos Andes, pântanos, rios, desertos, florestas e sempre motivado pela realidade de que se muitos percorreram iguais caminhos por causa do ouro, por que não faria o mesmo pelas almas.

Certa vez, ele foi convidado para pregar a funcionários, militares e fazendeiros, e não exitou em anunciar Jesus, mas também em denunciar as injustiças sofridas pelos oprimidos indígenas. Com o dom da humildade, facilidade de aprender outras línguas, alegria espiritual, musicalidade e pregação, São Francisco percorreu Lima, Tucumán, Paraguai e Chile com tão grande ardor que só parou pela obediência aos cargos que teve de assumir em Lima, até entrar no Céu com 61 anos, dizendo como últimas palavras: " Deus seja bendito"!


São Francisco Solano, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.