quinta-feira, 23 de julho de 2009

Santa Brígida

23 de Julho

Santa Brígida Com contentamento, celebramos, hoje, com o testemunho de santidade de uma grande mística que enriqueceu o mundo com sua devoção à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, à Eucaristia, a Maria Santíssima e ao Coração de Jesus. Santa Brígida nasceu na Suécia, numa nobre família em 1302 e ao ficar órfã de mãe foi educada por uma parenta próxima.

Brígida, como pedia o costume da época, foi dada em casamento e assim passou a viver com o príncipe Ulfo que ficava entregue ao jogo e à luxuria, até ser atingido pelo testemunho de santidade da esposa. Juntos tiveram oito filhos e os educaram segundo a fé em Nosso Senhor e na Santa Igreja Católica, e antes de tudo, buscavam de Deus como casal, fazendo romarias e práticas de piedade.

Quando Brígida tinha apenas 32 anos seu esposo morreu, e assim, ela, que já havia fundado um hospital e nele servia aos enfermos, pôde se entregar totalmente no cuidados dos doentes e pobres; contudo, sem deixar a educação dos filhos. Mulher de longas adorações noturnas ao Santíssimo Sacramento, Santa Brígida, inspirada pelo Espírito Santo, fundou um Ordem feminina e outra masculina. Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no Mistério do Cristo Crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na Eternidade.


Santa Brígida, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.