sexta-feira, 24 de julho de 2009

São Cristóvão

24 de Julho

São Cristóvão Este Santo muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas, é muito amado em toda a Igreja, tanto no Ocidente como Oriente, e embora seu dia seja amanhã vamos nos dedicar a sua pessoa hoje, pois celebraremos no dia 25 a Festa de um dos Apóstolo. São Cristóvão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que tenha vivido o significado do seu novo nome, Cristóvão: ou seja: "portador de Cristo".
Nascido na Palestina e feito mártir no ano de 250 na Lícia, cresceu Cristóvão no meio pagão e devido a vantajosa altura e força entregou-se ao serviço militar, porém com uma resalva: somente serviria o soberano mais poderoso. Nas suas buscas do maior, mudou de muitos donos, quando se deparou e passou a servir um rei que era considerado o maior, contudo o abandonou pois este temia a um tal Satanás; e mais longe foi ao encontrar O Soberano, O Maior do que todos, tanto assim que o próprio Malvado fugia do trono de sua Cruz.
Quando Cristóvão procurou servir o Rei dos reis, providencialmente foi instruído por um cristão eremita, que indicou-lhe o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência; Cristóvão vendo toda sua dificuldade para este tipo de prática, abraçou o conselho de servir um povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele. O serviço era concreto, pois teria de usar toda sua altura e fortaleza para atravessar as pessoas de uma margem a outra, e isto fazia com facilidade, quando de repente tomou nos ombros um leve menino o qual começou a pesar tanto que se o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo. A partir deste fato mudou seu nome para Cristóvão, pois ao suspirar quanto ao peso que parecia o Mundo, ouviu do menino sorridente: " Muito mais do que o mundo inteiro: tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves ".


São Cristovão...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.