sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bento XVI está sendo operado da fratura no pulso

17/07/09 - 08h35

Da EFE

Cidade do Vaticano, 17 jul (EFE).- O papa Bento XVI está sendo operado em um hospital de Aosta, na Itália, para reduzir a fratura em seu pulso direito, após escorregar hoje em seu quarto da casa de Les Combes, informaram fontes médicas.

A operação está sendo feita pelos médicos Manuel Mancini, chefe de traumatologia do hospital Umberto Parini, em Aosta, e Enrico Visetti, chefe de reanimação desse centro.

Segundo as fontes, citadas pela imprensa local, é uma operação de redução da fratura, com anestesia local.

O papa, de 82 anos, terá que colocar gesso e, segundo as mesmas fontes, receberá alta à tarde.

Por enquanto, está mantido o programa de férias do pontífice nos Alpes italianos, em cuja localidade de Les Combes, onde descansa, permanecerá até 29 de julho, quando irá a Castelgandolfo, ao sul de Roma.

O governante da região de Vale de Aosta, Augusto Rollandi, expressou seu desejo de uma rápida recuperação do pontífice. O bispo de Aosta, Giuseppe Anfossi, se retirou em oração, para pedir pela rápida melhora do estado de saúde do papa.

"Após uma queda esta noite em seu quarto, o santo padre teve uma leve fratura no pulso direito", informou hoje o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, em um breve comunicado, no qual precisou que, apesar da fratura, Bento XVI celebrou hoje a missa matinal e depois tomou café-da-manhã.

Depois, o papa foi levado ao Hospital de Aosta, onde - segundo Lombardi - os médicos diagnosticaram a fratura "e foi imobilizado o pulso direito do papa".

Antes de ser submetido à cirugia, o papa tirou uma radiografia do pulso e fez um check up completo, segundo fontes médicas citadas pela imprensa local.

Logo após saber da queda do papa, Lombardi disse à Agência Efe que "não é grave" e insistiu em que "não é preciso se preocupar".

Bento XVI, segundo fontes médicas, entrou no hospital caminhando.

O pontífice está na localidade de Les Combes, no Vale de Aosta, desde segunda-feira e deve descansar no local até 29 de julho, quando irá à residência de verão de Castelgandolfo, cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.

Até o momento, o papa não fez nenhuma excursão pela área, limitando-se a curtos passeios pelos arredores da residência de propriedade dos salesianos, onde está hospedado.

No próximo domingo, o papa deve rezar o Ângelus da praça Ruggia, na localidade próxima de Romano Canavese. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.