sexta-feira, 17 de julho de 2009

Santo Aleixo

17 de Julho

Santo Aleixo Todos os santos da Igreja chegaram ao Céu, e por isto nos altares, devido grande renúncia de si mesmo; sendo assim disse Santo Tomás de Aquino: a renúncia tira todos os obstáculos para a caridade e a graça de Deus. Desta forma contemplamos o santo de hoje, Santo Aleixo, que alcançou a santidade somente a partir da radical renúncia de sim mesmo.

Santo Aleixo nasceu em Roma no ano de 350 e morreu no início do século V; filho de um Senador, pertencia a uma das mais ricas famílias, por isso esta chocou-se profundamente quando depois de casar-se obrigado, Aleixo desejando santidade fugiu na mesma noite para o Oriente. Optando pela radical pobreza, instalou-se em Edessa e passou a viver como mendigo e penitência.

Sobre Aleixo conta-se que pela salvação das almas, sofreu tanto que ao para Roma e apresentar-se transfigurado na casa do pai disse: "Tende compaixão deste pobre de Jesus Cristo e permiti-me que me aloje em algum conto do palácio". Não sendo reconhecido, Aleixo foi acolhido e maltratado pelos criados até a morte; por parte dos pais, eles somente o reconheceram porque na mão este homem de Deus - como era conhecido - trazia um pergaminho comprovando sua identidade, a qual havia diminuído ao máximo, a fim de que o Cristo aparecesse.


Santo Aleixo, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.