quarta-feira, 17 de junho de 2009

São Manuel

17 de Junho

São Manuel Com muita alegria contemplamos neste dia, a vida e morte de São Manuel, que tem o nome oriundo de Emanuel, que biblicamente significa "Deus-conosco". São Manuel tornou-se uma testemunha do Evangelho que mereceu o mais alto elogio: mártir do Senhor.

No ano de 313 ocorreu no Império Romano, por parte de Constantino Magno, o Edito de Milão, que deu liberdade religiosa para todos os cultos inclusive o Cristão, o qual estava nas catacumbas devido à ignorância e perseguição de muitos imperadores. Infelizmente, com a morte de Constantino, quem assumiu foi seu sobrinho Juliano, o apóstata, ou seja, um traidor da fé Católica e renegador do Batismo, isto em 361.

Com a proclamação de Juliano como imperador, todo o império ficou cheio das mitologias pagãs e os cristãos começaram novamente a ser perseguidos, interna e externamente. Neste contexto é que aconteceu o martírio de São Manuel, já que sendo embaixador do império persa foi com outros cristãos, em missão de paz para negociar com Juliano. Ao saber que se tratava de cristãos, o tirano imperador obrigou-os a cultuarem os deuses, coisa que não aconteceu, por isso Manuel preferiu no ano de 363 ser decapitado juntamente com os outros fiéis a Cristo e Sua Igreja.

São Manuel, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.