sexta-feira, 12 de junho de 2009

Homilia do Papa na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Fonte:Zenit
Missa celebrada na Basílica de São João de Latrão

ROMA, quinta-feira, 11 de junho de 2009 (ZENIT.org).- Às 19h de hoje (horário de Roma), Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, o Santo Padre Bento XVI celebrou Missa na Basílica de São João de Latrão. Presidiu ainda a procissão até a Basílica de Santa Maria Maior e concedeu a bênção eucarística. Publicamos a homilia do Papa.

"Este é o meu corpo, este é o meu sangue".

Queridos irmãos e irmãs,

estas palavras que Jesus falou durante a Última Ceia repetem-se cada vez que se renova o Sacrifício eucarístico. Nós as escutamos há pouco no Evangelho de Marcos e elas ressoam com notável poder evocativo hoje, Solenidade de Corpus Christi. Conduzem-nos ao Cenáculo e trazem a atmosfera espiritual daquela noite, quando, celebrando a Páscoa com os seus, o Senhor antecipou no mistério o sacrifício que seria consumado no dia seguinte sobre a cruz. A instituição da Eucaristia surge como antecipação e aceitação de Jesus pela sua morte. Escreve a esse propósito Santo Efrem, o sírio: durante a ceia, Jesus sacrificou-se, na cruz Ele foi morto por outros (cf. Hino sobre a crucificação de 3, 1).

"Este é o meu sangue". Clara é aqui a referência à linguagem sacrificial de Israel. Jesus se apresenta como o verdadeiro e definitivo sacrifício, no qual se realiza a expiação dos pecados, o que, nos ritos do Antigo Testamento, não fora ainda plenamente realizado. A essa expressão se seguirão outras duas muito significativas. Em primeiro lugar, Jesus Cristo disse que seu sangue era “derramado em...leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.