sexta-feira, 10 de abril de 2009

Dom Murilo prega solidariedade

Fonte: Diário Catarinense
10 de abril de 2009
LAVA-PÉS
O arcebispo de Florianópolis, dom Murilo Ramos Krieger, presidiu ontem à noite a cerimônia do lava-pés na Catedral Metropolitana. Jovens do Movimento Pólen, da catedral, representaram os apóstolos. Os pés deles foram lavados.

Realizada com o objetivo de resgatar a humildade de Jesus Cristo e repetida em várias parte do mundo, a celebração marca o início do chamado Tríduo Pascal (os três dias antes da Páscoa) e relembra a última ceia de Cristo, quando Ele lavou os pés dos discípulos. Durante o sermão, o arcebispo pregou a importância da solidariedade entre as pessoas. Não só na Páscoa, mas no ano inteiro. O Movimento Pólen, formado essencialmente por jovens, existe há 40 anos na catedral.

Em Joinville, no Norte do Estado, centenas de pessoas também participaram da tradicional missa de Lava-pés, na catedral. A celebração foi comandada pelo bispo de Joinville, dom Irineu Scherer. Na cidade mais populosa do Estado, a tradição também se repetiu em paróquias dos bairros Bucarein, Iririú, Glória, Boa Vista e Itaum. Todas começaram no mesmo horário, às 19h. Na catedral, dom Irineu fez um sermão mais objetivo. Relembrou a origem da tradição do lava-pés:

– Foi um momento de purificação de total serventia do filho de Deus para com seus apóstolos.

A celebração teve a presença de 12 membros da comunidade. Eles representavam os apóstolos de Cristo, que tiverem seus pés lavados por Ele antes de sua ascensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.