domingo, 12 de abril de 2009

Começa a Vigília Pascoal presidida pelo Papa Bento XVI

Fonte: EFE

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI celebra neste sábado, na Basílica de São Pedro, a Vigília Pascoal, durante a qual administrará os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Primeira Comunhão a cinco adultos - três mulheres e dois homens - procedentes da itália, China e Estados Unidos.

A Vigília Pascoal ou 'Lucernário' é um dos ritos mais antigos da Liturgia e é celebrada na noite de Sábado de Aleluia, que São Agostinho chamou de ''mãe de todas as vigílias'', em alusão à espera pela Ressurreição do Filho de Deus.

A cerimônia começou no átrio da Basília, onde Bento XVI abençoou o fogo novo e acendeu o Círio Pascoal, símbolo de Jesus Cristo, ''A Luz do Mundo''. Em seguida, começou a procissão até o altar-mor, em meio de uma total escuridão e silêncio no templo, iluminado pouco a pouco com as velas das milhares de pessoas que lotavam a Basílica, acesas com a chama procedente do Círio Pascoal. Assim que este chegou ao altar, todas as luzes foram acesar e um diácono começou a entoar o canto do Exultet, ou pregão pascoal, um pequeno resumo da história da salvação.Após a 'liturgia da luz', foram celebradas a liturgia da palavra e a batismal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.