quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bento XVI apresenta patriarca Germano de Constantinopla

Fonte: Zenit
Intervenção hoje durante a audiência geral

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 29 de abril de 2009 (ZENIT.org).- Oferecemos a seguir o texto completo da intervenção do Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta-feira aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.



Queridos irmãos e irmãs:

O patriarca Germano de Constantinopla, de quem quero falar hoje, não pertence às figuras mais representativas do mundo cristão oriental e, contudo, seu nome aparece com certa solenidade na lista dos grandes defensores das imagens sagradas, redigida no II Concílio de Niceia, VII ecumênico (787). A Igreja grega celebra sua festa na liturgia de 12 de maio. Ele teve um papel significativo na complexa história da luta pelas imagens, durante a chamada crise iconoclasta: soube resistir validamente às pressões de um imperador iconoclasta, ou seja, adversário dos ícones, Leão III.

Durante o patriarcado de Germano (715-730), a capital do império bizantino – Constantinopla – sofreu um perigosíssimo assédio por parte dos sarracenos. Naquela ocasião (717-718), organizou-se uma solene procissão na cidade com a exposição da imagem da Mãe de Deus, a Theotokos, e da relíquia da Santa Cruz, para invocar do Alto a defesa da cidade. De fato, Constantinopla foi libertada do assédio. Os adversários decidiram desistir para...leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.