sábado, 6 de setembro de 2008

São Zacarias

6 de Setembro


São Zacarias Zacarias, depois de Isaías, foi o profeta mais citado no novo testamento. Foi chamado ao ministério profético no mesmo ano de Ageu, 520. d.C. Ele anuncia o convite de Deus à penitência, condição para que se realizem as promessas. "Assim fala o Senhor dos exércitos: 'Convertei-vos a mim, e eu me voltarei a vós'".

As suas profecias referem-se ao futuro do novo Israel, futuro próximo, futuro messiânico. Zacarias põe em evidência o caráter espiritual do novo Israel, a sua santidade realizada pouco a pouco, ao lado da reconstrução material.

Deus vai agindo na santificação do seu povo, até chegar à plenitude com o reino do Messias, fruto do amor de Deus e da Sua onipotência:
"Eis que eu libertarei o me povo. Reconduzi-lo-ei para habitar em Jerusalém, será o meu povo e eu serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça".

A promessa: "Eis que teu rei vem a ti, ele é justo e vitorioso, é humilde e cavalga um burrinho" profecia esta que se realizou ao pé da letra, com a entrada solene de Jesus em Jerusalém. O burrinho, em oposição ao cavalo de guerra e à discriminação, simboliza a paz e o amor de Jesus por nós. "Ele anunciará a paz aos povos".

São Zacarias, teria feito muitos prodígios, acompanhados com profecias de conteúdo sobre o fim dos tempos e o duplo juízo divino. Morreu muito velho e, provavelmente, foi sepultado ao lado do túmulo de Ageu.

São Zacarias, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.