domingo, 14 de setembro de 2008

Bento XVI e padres sinodais assistem a Concerto em Roma

Rádio Vaticano
Bento XVI assistiu, ontem à tarde, 14, na Basílica papal de São Paulo "Fora dos Muros", em Roma, a um concerto oferecido pela Orquestra Filarmônica de Viena.

O evento musical foi dedicado, de modo particular, por ocasião do Ano Paulino, aos participantes no Sínodo dos Bispos sobre "A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", em andamento no Vaticano, de 5 a 26 de outubro.

Sob a direção do maestro Christoph Eschenbach, a Filarmônica de Viena executou a 6ª Sinfonia, de Anton Bruckner.

O evento insere-se no âmbito do VII Festival Internacional de Música e Arte Sacra, que está se realizando em Roma e no Vaticano, de 12 de outubro a 29 de novembro.

Ao término do concerto, oferecido ao Papa e aos Padres sinodais, o Santo Padre tomou a palavra para expressar seu apreço pela iniciativa, que, entre outras, se realiza no âmbito do Ano Paulino.

A seguir, o Papa cumprimentou os presentes e, especialmente, aos que organizaram o evento de alto nível, especialmente à Fundação "Pro Musica e Arte Sacra" e à Basílica de São Paulo "Fora dos Muros". Após ter agradecido ao maestro, aos músicos e cantores, pela execução da 6ª sinfonia de Bruckner, o Papa acrescentou: "A sexta sinfonia traduz a fé do seu autor, capaz de transmitir, com as suas composições, uma visão teológica da vida e da história".

Anton Bruckner, explicou o Santo Padre, partindo do barroco austríaco e da tradição do canto popular, levou às extremas conseqüências o processo romântico da interiorização.

Referindo-se à célebre composição na Basílica dedicada a São Paulo, o Pontífice disse que vem em mente, espontaneamente, a passagem paulina, em que o Apóstolo, após ter falado da diversidade e da unidade dos carismas, compara a Igreja ao corpo humano, composto de membros, entre si bem diferentes, mas todos indispensáveis para o seu bom funcionamento.

Também a orquestra e o coral, disse o Papa, são constituídos por instrumentos e vozes diferentes, que, ao entrarem em sintonia entre si, oferecem uma melodia harmoniosa, agradável aos ouvidos e ao espírito.

Bento XVI concluiu seu pronunciamento com uma exortação: "Que esta Basílica romana, onde descansam os restos mortais do Apóstolo dos Gentios, seja realmente um fulcro de iniciativas litúrgicas, espirituais e artísticas, em vista de uma maior descoberta da obra missionária e do pensamento teológico".

Enfim, após ter agradecido, mais uma vez, pelo concerto, pela presença dos Padres Sinodais e pela organização do evento musical, o Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção Apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.