terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Número de crentes aumenta


Carlos Ferreira

O tarot, os cristais e a astrologia despertam cada vez mais o interesse dos portugueses, que procuram nestas crenças a resposta para os seus males. Superstições antigas são um negócio com futuro garantido na sociedade moderna.
Anúncios de cartomantes, médium e curandeiros proliferam nos jornais, feiras místicas realizam-se um pouco por todo o País, publica-se livros e assiste-se à abertura de lojas com produtos esotéricos para todos os gostos.

Os preços não importam se for encontrado o remédio para os problemas.

A procura destas práticas e o número de pessoas que acredita nelas tem vindo a aumentar e a tendência é para continuar, segundo o sociólogo Moisés Espírito Santo. “Está a aumentar na medida em que o catolicismo deixou de ser uma religião homogénea, colectiva e universal nas práticas. Hoje as pessoas agarram-se a mil e uma crenças”, principalmente nos meios urbanos, afirmou o professor da Universidade Nova de Lisboa, especialista em Religiões.

Para a socióloga Maria Helena Martins, que se dedica à astrologia, cristaloterapia e tarot, as áreas ligadas ao esoterismo ganham mais importância na vida dos portugueses. “As pessoas estão mais abertas aos assuntos que contribuem para o seu bem-estar”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.