quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

FENG SHUI

FENG SHUI cujo significado literal é VENTO-ÁGUA, é a arte de distribuir coisas no espaço para promover o fluir de energias e o equilíbrio ambiental e espiritual.
O princípio do Feng Shui é que a energia vital, também chamada de energia CHI, dá vida não só às pessoas, mas a tudo ao nosso redor, estando tudo interligado e sempre em transformação.


Por que nós nos sentimos bem em uma casa ou aposento, enquanto em outros este sentimento se modifica?
Quem já não sentiu que uma casa, por mais bem planejada ou decorada, não seja "confortável", enquanto outras, bem mais simples, nos recebem e nos protegem? Ou aquele canto em que as plantas não crescem, apesar de receberem luz e serem regadas regularmente, mas que basta serem colocadas em outro local, para florescerem com saúde e vitalidade? Todos nós já sentimos semelhante sensação, embora não saibamos como explicá-la!


Na família, o Feng Shui orienta a criar harmoniosos relacionamentos entre marido e esposa, promover boa saúde, atrair abundância e prosperidade, construir boas reputações, ajudar as crianças da casa, inclusive nosso lado criança.
Nos negócios, a criar oportunidades para crescimento, elevar nosso prestígio com a comunidade, atrair clientes e aumentar lucros.


Para "curar" certas desarmonias, o Feng Shui nos oferece diversos meios, tais como: arrumar a mobília em uma casa de forma correta, o uso de sinos e plantas, e a utilização dos Cinco Elementos chineses. As tradicionais curas de Feng Shui nada tem a ver com conceitos religiosos.
Todas as teorias e leis utilizadas nesta arte foram baseadas em observações e experimentos meticulosos, desenvolvidos não por uma só pessoa, mas por séculos passados de tradições acumuladas.
Por trás de tudo, existe uma explicação e um profundo princípio, não sendo nada feito por crenças ou "magias", apenas pelo uso das forças energéticas da natureza e do universo. Por isso, não deixe que sua falta de conhecimento o impeça de usufruir os benefícios de um bom Feng Shui.


A PROSPERIDADE INICIA PELA LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO


O Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, age no sentido de corrigir os pontos negativos e, principalmente, atrair energias saudáveis para um ambiente. Os próprios moradores criam energias positivas ou negativas dentro de casa, a partir de seus pensamentos, sentimentos e hábitos. Mas também podem atrair bons fluídos para dentro do lar.
Mas, por onde entrariam os tais bons fluídos? Pela porta, é claro! E para que você entenda de forma bem clara como é a filosofia do Feng Shui, vamos tratar a "Chi" - as boas energias, que trazem felicidade, saúde, prosperidade e harmonia - como um ser humano, um amigo muito querido e esperado, certo?


A simpatia, atração, bem estar, repulsa, nojo e mal estar são sensações que afetam tanto os seres quanto a "Chi". Tudo de bom, harmonioso e saudável que você fizer em sua casa para agradar a si mesmo, aos familiares e aos amigos também estará fazendo para agradar a "Chi".
Quando recebemos amigos muito queridos em casa, preparamos tudo com antecedência: a limpeza do ambiente, a comida, música e todas as formas de tornar a estadia deles o mais agradável possível. Na hora marcada a campainha toca, você abre a porta da frente e os recebe com os braços abertos, preparados para um forte abraço. E é exatamente assim que vamos receber nossa amiga "CHI", que sempre entra pela porta da frente de nossa casa.


Aliás, nossa casa e seus cômodos estão carregados de simbologias. A porta da frente está relacionada com a boca da casa e as janelas, simbolizam os olhos. Por isso as janelas devem estar sempre muito limpas, caso contrário, a sujeira e o embaçamento atrapalham a visão e busca de novos horizontes por parte dos moradores.
Vidros quebrados, então, nem pensar, substitua-os assim que quebrarem. Outra dica importante é sempre usar vidros transparentes. Os moradores precisam ter uma visão clara e nítida da rua e arredores. A privacidade fica por conta das cortinas ou persianas.
Então, vamos ao prático, e iniciamos pela:

ENTRADA DE SUA CASA


O ideal é que a porta da frente sempre abra para um terreno plano e nunca para descidas ou subidas. Uma subida simboliza obstáculos e frustrações.
Uma entrada no topo de uma escada é considerada positiva. Para estimular a "Chi", cultive plantas nos degraus.
E, para complementar, se houver espaço, coloque uma fonte de água, banheira de passarinhos ou chafariz na entrada, o elemento água está relacionado com prosperidade e sorte.
Crie uma entrada principal convidativa, pois é por ela que a CHI entra em seu lar.


A porta deve estar em perfeitas condições, bem limpa, descongestionada, coloque um capacho bonito, com mensagens positivas e acolhedoras, bem iluminada e instale um espelho na primeira parede que é vista por quem chega e pendure no teto um sino de vento.
Pendurar sininhos na maçaneta no lado de dentro da porta vai melhorar a qualidade de Feng Shui de sua casa.
As portas que abrem para fora afastam a boa CHI e levam a energia para fora do espaço da moradia.

No caso de não poder trocar o sentido da abertura da porta, procure atrair a CHI para o seu interior tomando providências como:


1) Coloque um sino de vento no lado de dentro da entrada e coloque um espelho do lado de fora, antes da porta de entrada;
2) Coloque um capacho a dois passos do batente da porta;
3) Pendure um sino na maçaneta;
4) Proteja a entrada com jardineiras com sete ervas que oferecem proteção contra as energias negativas.
5) No caso de estrutura metálica na sua porta da frente evite que enferrujem, pois isso fará com que a energia CHI seja bloqueada.

HALL DE ENTRADA


O hall de acesso deve estar sempre limpo, bem iluminado, com lâmpadas e interruptores funcionando perfeitamente.
Uma fonte de água montada no hall favorece o CHI e atrai boas energias. Traz com seu som, tranqüilidade e paz. Um cristal absorve as energias negativas e transmite energias revigorantes.

COZINHA


A cozinha simboliza a riqueza da família e é onde dois elementos opostos interagem: a água e o fogo e estes elementos devem estar sempre bem equilibrados, pois a sua perfeita interação que trarão sorte à sua casa e ao contrário trarão conseqüências devastadoras para a família;


1) a cozinha deve ser bem iluminada e arejada, é o lugar da casa que deve receber mais luz solar, onde o fluxo da CHI vai ser ativado e criar um harmonioso campo de energia;
2) No caso de a cozinha não ter uma porta, pendure um sino de vento para funcionar como divisória;
3) Se a cozinha for pequena, coloque um espelho para expandir o espaço, ampliando assim a prosperidade e riqueza;
4) A mesa deve estar sempre limpa, livre de objetos sobre a superfície. As cadeiras sempre em número par;
5) Um arranjo de frutas aumenta a energia CHI e chama abundância;
6) Uma toalha na cor amarela sobre a mesa ativa as boas energias;
7) Os armários da cozinha devem estar organizados e limpos;
8) A geladeira deve ser mantida limpa, sem acúmulo de gelo, bem iluminada e NÃO deve estar localizada em FRENTE ou ao LADO do fogão;
9) Nunca cozinhe de costas para a porta, mas se o fogão se localizar em frente para a porta, coloque um espelho na parede em que o fogão fica encostado para que ele reflita a porta;
10) O fogão nunca deve estar entre dois elementos água, como pia e geladeira, pois entre águas significa provável derramamento de lágrimas;
11) Os queimadores devem ser usados regularmente em rodízio, para que a energia da riqueza não fique estagnada;
12) Um fogão colocado sob uma viga ou coluna estrutural pode reduzir ou limitar o potencial financeiro dos moradores, mas se não houver saída neutralize esta situação pendurando em frente à viga ou à coluna duas flautas de bambu com uma bola vermelha nas duas pontas de cada flauta;
13) Potes de mantimentos transparentes simbolizam a fartura e abundância para a casa;
14) Vasos de flores enfeitando a cozinha equilibram as energias água e fogo.

BANHEIROS


O banheiro é uma das partes mais importantes da casa, pois é o espaço onde são eliminadas as cargas negativas e, por ser usada por todos os membros da casa e por visitantes no caso de um único banheiro é um lugar de grande concentração de energias negativas.


1) Se o banheiro ou lavabo for o primeiro cômodo que se vê ao entrar na casa, pendure um espelho pelo lado de fora da porta e mantenha essa porta sempre fechada;
2) Mantenha os ralos e a tampa do vaso sanitário fechados;
3) Para que a CHI flua livremente, coloque alguns objetos de decoração esculpidos em pedra e pendure um cristal no teto;
4) Quanto o banheiro ou lavabo se localiza no centro da casa, ele interfere diretamente na saúde e nas finanças de seus moradores, mas para evitar esses problemas, coloque espelho nas quatro paredes deste cômodo;
5) A tampa do sanitário deve sempre estar abaixada, principalmente na hora em que a descarga for acionada, evitando-se com isso que a boa energia dos outros cômodos da casa seja carregada pela água.
6) Coloque um vaso com plantas de folhas verdes, sem flores entre o vaso sanitário e o boxe, pois ajuda a diminuir a força da energia negativa.
7) Se o banheiro ou lavado não possui janela, as impurezas deste local podem ficar impregnadas no local. Então, pinte-o com cores claras e vibrantes, tenha boa iluminação, use incensos e velas perfumadas.

DORMITÓRIO


Os quartos de preferência deveriam ficar nos fundos da casa, onde a energia CHI é mais serena. Equipamentos de ginástica, TV, rádio devem ficar fora do quarto. O lugar ideal para a cama é aquele do qual, quando deitado, você possa ver a porta, mas não diretamente de frente para ela.


1) Posicionar a cama de preferência no centro do quarto, encostada em uma parede lisa. Não pendure quadro nem prateleiras na parede em que a cama estiver encostada;
2) Se a cabeceira da cama ficar em frente de uma janela, coloque uma cortina e cristais multifacetados pendurados na janela que evitam que seus ocupantes recebam estímulos externos que prejudicam o sono;
3) Se a cabeceira estiver encostada em uma parede com encanamentos, pinte-a de amarelo e nela coloque um espelho, mas evita sempre que este espelho reflita a pessoa dormindo, mantendo-o alto e nunca posicionado na frente da cama, pois isso causa danos às relações conjugais se for o caso;
4) Uma esfera de cristal multifacetado sobre a cama auxilia no processo de equilíbrio energético do quarto;
5) A cama deve ser arrumada LOGO AO ACORDAR e mantida em ordem por todo o dia;
6) As janelas do quarto devem ser abertas durante o dia para garantir a renovação da energia CHI.
7) Manter uma imagem de Buda sobre o criado mudo traz energia positiva para o local fazendo o sono fluir mais tranqüilo;
8) Durante o sono, rádios, telefones devem ficar a pelo menos 1,20 metros de distância da cabeça dos ocupantes da cama;
9) Caso deseje ter uma TV no quarto faça a opção de mantê-la dentro de um móvel com porta para que possa fechá-la após desligar;
10) Coloque uma turmalina negra no local onde você guarda os sapatos para neutralizar as energias nocivas;
11) Para ter um sono tranqüilo sempre, pendurar um filtro dos sonhos na cabeceira da cama.
12) Quanto o quarto for suíte, o que não recomendado, mantenha a porta do banheiro fechada ou esconda a entrada com um biombo ou uma cortina.

SALA DE ESTAR


A sala de estar é muito importante porque é o lugar de encontro familiar e onde recebemos as visitas por isso é fundamental que este cômodo esteja sempre com uma boa energia e protegida de possíveis entradas de energias negativas.


1) As plantas colocadas devem ser de preferência na cor verde e folhas arredondadas e bambus atraem sorte para o ambiente.
2) Coloque duas estátuas de leão próximas à entrada da sala que também deve ser bem iluminada e as paredes pintadas com cores claras;
3) Não coloquem móveis e objetos em excesso, pois eles podem estagnar a energia CHI. Sempre prefira móveis novos, principalmente quando não se conhece a procedência;
4) Evite espelhos neste ambiente, pois eles fazem com que as energias positivas se dispersem;
5) Disponha os sofás e cadeiras em forma de U para a porta de entrada, dando as boas vindas aos convidados;
6) Objetos decorativos para este ambiente são recomendados nas cores amarelo, laranja e ocre, pois estas cores favorecem a cordialidade nas relações pessoais;
7) O centro da sala não deve ficar vazio, sem móveis, pois isso provoca estagnação no ambiente, mas aquário é bem vindo;

SALA DE JANTAR


Este cômodo não deve ser avistado da entrada principal, se isso ocorrer, interrompa a visão utilizando um biombo ou um vaso grande com plantas verdes de folhas largas.


1) De preferência a mesa deve ser de forma redonda, oval ou octogonal, pois estas formas simbolizam as bênçãos do céu e trazem prosperidade para a família do que as quadradas e as retangulares;
2) As cadeiras que a acompanham devem ser sempre em número par;
3) Um lustre de várias lâmpadas acima da mesa energiza o ambiente;
4) Plantas nesta sala dão à idéia de crescimento, prosperidade e evolução financeira;
5) Espelhos neste ambiente da casa são excelentes, porque a duplicação do alimento à mesa simboliza abundância e multiplicam a riqueza do ambiente;
6) Se por acaso você mora sozinha, utilize todas as cadeiras da sala ao longo da semana, evitando assim, que a energia fique estagnada.


ÁREA DE SERVIÇO E LAVANDERIA


Pelo Feng Shui a área de serviço e a lavanderia não interferem muito na manutenção do equilíbrio da energia CHI, mas aconselhamos a mantê-los limpos, arejados, organizados e com a presença de plantas na cor verde e um sino de vento de metal.

JARDIM
Na frente da casa procure sempre cultivar árvores de pequeno porte, deixando as de grande porte para os fundos, evite plantas com espinhos ou cactos próximos a porta de entrada.


1) Faça arranjos de pedras em torno das plantas, pois isto faz as energias estagnadas circularem;
2) Cultive flores coloridas, crie canteiros com bambus;
3) coloque uma fonte, mesmo que pequena para a energia CHI circular;
4) Pedras brancas são inibidores de energia negativa;
5) Plante uma pimenteira no jardim para afastar maus fluidos e energias nocivas;

DICAS INTERESSANTES


1) Faça saquinhos pequenos contendo alfazema e distribua em todos os cantos de cada cômodo da casa, troque-os a cada três meses, serve para purificação dos ambientes;
2) Use recipiente de vidro para colocar sal grosso em cada peça da casa;
3) Use também o descrito no item 2 junto ao seu computador;
4) Use peças de barro, pois elas trazem a energia do elemento Terra e fornecem disposição e vitalidade aos moradores;
5) Amuletos de origem que você desconhece não devem ser mantidos em casa;
6) Bolas de cristal no setor família ajudam a dar ânimo aos moradores e melhorar a saúde e intensificam a união.
7) Com o auxílio do Ba-guá, localize no quarto de seu filho o setor da criatividade e ali coloque a cama, mas tome cuidado para não deixa-la na mesma direção da porta.
8) Se a tranqüilidade da família estiver conturbada, acalme esta situação colocando um móbile no setor Família, de acordo com o Ba-guá. Utilize uma fita vermelha para pendurá-lo visualizando neste momento boas energias e tranqüilidade.
9) Se você desejar ativar a paz e o crescimento entre as pessoas de sua casa, coloque objetos na cor verde no setor da Família, por outro lado as folhagens verdes e saudáveis são ótimas para o desenvolvimento familiar.
10) Para atrair fortuna, abundância e prosperidade nada melhor do que um aquário colocado no setor Prosperidade, pois os peixes simbolizam a multiplicação e são excelentes amuletos de riqueza.

COMO USAR O BA-GUÁ


O Ba-Guá é um diagrama dividido em oito partes e cada parte representa um setor da nossa vida.
Ba = oito
Guá = trigramas


Pegue a planta de sua casa ou faça um desenho e após coloque sobre ela o Ba-Guá, alinhando o espaço do setor Trabalho à porta da entrada principal.
Após verificar em que cômodo está cada área, harmonize-o colocando os elementos que correspondem a cada setor.
Por exemplo:

No setor relacionamento coloque sempre tudo em número par, tais como: esculturas, castiçais, vasos, etc.
O setor da saúde de todos os outros setores, é o centro do Ba-Guá, use símbolos chineses de longevidade, plantas, fontes, móbiles, etc.
Setor amigos use formas ovais e circulares, objeto presenteado por amigos, use metal.
Setor trabalho use fontes e aquários, espelhos, cristal, objetos de decoração preto e dourado, use flores.
No Setor Espiritualidade tenha um pequeno altar, imagens de santos, velas, incensos, flores.
No Setor Família tenha fotografias, quadro retratando paisagens.
No Setor Sucesso use velas vermelhas, incensos de canela e cravo, cristais lapidados pendurados próximos às janelas.
No setor Prosperidade use espelhos, um Buda sorridente.
E no Setor Criatividade use objetos feitos por você e objetos relacionados a fertilidade e à maternidade.

AS CORES PELA ÓTICA DO FENG SHUI


Você já reparou como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?
E como aquele cômodo escuro, frio, sem vida em nossa casa, depois que o pintamos, ficou com outra cara e energia renovada.
Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos.


Mas todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações.


E um fato muito interessante é que podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas e você constata isso visitando o link Cromoterapia deste site.
Para mostrar a riqueza de detalhes e a influência das cores nos ambientes, iremos explicar seus efeitos através da ótica do Feng Shui.

BRANCO
É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.


PRETO E CINZA
É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.


VERDE
É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.


LILÁS/VIOLETA
Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.


LARANJA
Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.

VERMELHO
Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.


AZUL
É uma cor calmante e traz tranqüilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.


AMARELO
É a cor da luz. Estimulam a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.