quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Somos diferentes, mas não somos separados

AUTOCONSCIÊNCIA:

*Ricardo Bohek
Num futuro bem distante, nossa época será analisada por povos bem mais evoluídos, com a intenção de conhecer qual a característica mais marcante "daqueles homens primitivos que habitaram, um dia, o planeta Terra, no distante e atrasado século 21". Não tenho dúvidas de que essa característica seria a incapacidade que possuímos em perceber a unidade em que estamos mergulhados, apesar de toda a diversidade que nos cerca. Será notada a importância que damos ao fato de "sermos indivíduos", separados uns dos outros por diferenças fundamentais.

Esses homens do futuro - provavelmente nós mesmos - terão à sua frente toda a trajetória percorrida pela Humanidade no caminho da descoberta de que essa idéia de separação é ilusória e temporária.

Sofremos de um "mal" que, apesar de providencial, nos impede de perceber a Totalidade que nos une: somos seres de consciência polarizada. Tudo, para nós, está entre o amor e o ódio; entre a verdade e a mentira; entre a vida e a morte; entre o Bem e o Mal. Somos ainda incapazes de perceber que todos esses itens são pólos complementares que nunca deverão ser, de um lado, evitados e nem de outro, santificados. Amores e ódios, verdades e mentiras, realidade e ilusão, tudo isso nos compõe. Tudo é parte de nós. Temporariamente, é verdade. Mas enquanto não entendermos essa condição - e ainda nos encontramos longe disso - será impossível vivenciarmos a verdadeira dimensão de tudo o que nos cerca.

Enquanto isso não acontece, continuamos no caminho para nos reconhecermos indivíduos. Ele é extremamente importante. Não temos ainda o equilíbrio necessário para nos separarmos daquilo que ouvimos. Acreditamos em verdadeiras bobagens como se fossem palavras divinas. Não criamos o costume de checar informações antes de sair por aí repetindo frases e conceitos que acabamos de ouvir. Confiamos nas fofocas e nos "achismos" como meio de nos sentirmos melhor com o erro ou o insucesso do outro. Adoramos "comentar". Nossas verdades e mentiras ainda se alternam com grande rapidez, dependendo de interesses pessoais, sociais ou políticos. A mídia também está aí para isso.

Na medida em que a nossa lucidez nos aproximar de Verdades muito além das que sonhamos hoje, iremos nos tornando seres mais iguais, mais conscientes do que somos e para onde estamos indo. E essa consciência vai nos levar de volta ao lugar de onde viemos. Qualquer semelhança com as modernas e libertadoras idéias de Deus não terá sido mera coincidência.

Repetir que não somos ilhas já se tornou lugar-comum. Mesmo assim, para os que insistem em nos ver como seres únicos, separados no tempo por culturas e épocas, e espalhados por vastas distâncias no espaço, ainda vale lembrar que as ilhas estão fortemente interligadas no fundo dos oceanos. Apenas os cumes desse mesmo relevo é que saltam para fora da superfície do mar, mostrando-se como ilhas isoladas. Mas todas as ilhas fazem parte de um mesmo "chão". Partem de uma mesma base. Assim como nós. Mas não se preocupe. Ainda, um dia, entenderemos isso.

Ricardo Bohek
Comportamento - Qualidade de Vida - Astrologia - Espiritualidade
Cursos, palestras e atendimento individual
(11) 3567.7312 / (11) 8370-7666

ricardo@cienciadoespirito.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.