quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Como ser romântico sem ser piegas?


AMOR SEM OVERDOSE:

por Walkiria Rovai e colaboradoras da Academia Mental academiamental@yahoo.com.br

"Ser romântico ou piegas está mais ligado à ótica pessoal do que a regras propriamente ditas. O limite é você quem determina, embora sempre exista o bom senso. Nos relacionamentos em geral, não existe um código que dite regras na hora de expressar o que se sente. Ser piegas ou romântico, portanto, está muito mais ligado à ótica do outro em termos de críticas ou julgamentos, do que na própria expressão da pessoa.

É como ser chique ou brega, sempre irá depender da ótica de cada um. Porque, em termos da harmonia interna, o que parece romântico para um, pode ser piegas para o outro.

No entanto, se houver exagero na necessidade de expressar o sentimento e se isso for feito das maneiras mais explicítas possíveis, o fator desencadeador dessa necessidade precisa ser analisado. Pode ser carência ou insegurança. Por isso, independente da crítica alheia, é fundamental ter um autoconhecimento que ajude a pôr em prática o que cada um é, sem medo de ser feliz.

De acordo com a Academia Mental, em São Paulo, a carência nos relacionamentos se traduz, eventualmente, por uma falta de confiança em si mesmo. Com isso, há uma tentativa exagerada de agradar ao outro. A Academia Mental é uma instituição que estuda o comportamento psicológico da mente humana, por meio do autoconhecimento.

Formada por três psicólogas, Adriana Spaulonci Politi, Sandra Soares Ribeiro e Walkiria Rovai, a academia tem por objetivo facilitar às pessoas o acesso a novos referenciais de relacionamentos consigo mesmas e com o mundo, possibilitando com isso reconhecer seus próprios recursos e capacidades, para poder estar inteira nas relações. Desta forma, as escolhas pessoais são feitas de maneira mais harmoniosa.

As psicólogas da Academia explicam que não existem regras nas relações românticas, do que é certo fazer e do que é errado. No entanto, há uma diferença em querer expressar o que se sente a querer apenas conquistar a pessoa. No primeiro caso, a idéia é ser você mesmo, mostrar seu lado sentimental de forma saudável. Já no segundo caso, da conquista, há uma necessidade exagerada de querer agradar o outro, o que é perigoso, pois você pode mostrar ser alguém que não é. E os micos acontecem justamente neste segundo caso.

Cada pesssoa tem sua forma de se expressar

Segundo um estudo feito pela Academia Mental, o que precisa ser realmente avaliado em um relacionamento é o que cada um busca com sua própria forma de expressão: se é atender um objetivo dele mesmo ou atender um ideal do outro.

Dentro dos namoros e casamentos as pessoas têm suas próprias formas de expressarem seus sentimentos e, se isto estiver em coerência e harmonia com o que a pessoa é, aí sim é possível que o outro a conheça de fato. Mas, se esta sintonia não está presente e simplesmente há uma necessidade de querer conquistar o outro apenas para agradá-lo, aí não existe relação saudável e, sim, somente uma conquista.

Para a Academia Mental, quando se quer agradar exageradamente alguém, o que existe na prática é uma baixa auto-estima, ou seja, a pessoa não acredita que possa ser aceita. Esta baixa-estima reflete a insegurança e tem que ser tratada. Desde a adolescência, por exemplo, as pessoas estão buscando uma identidade. É por isso que os adolescentes se baseiam muito mais em regras do que é ou não aceito pelo grupo, tanto que acabam não conseguindo confiar naquilo que querem. Esse período é marcado por um código próprio que ajuda os adolescentes a buscarem uma forma de expressão na vida adulta.

Mas, na vida adulta, quando dividimos a vida com outro alguém, não podemos mais ter medo de mostrarmos quem somos e devemos procurar um equilíbrio na hora de expressarmos o que sentimos. Isto impede o chamado "ridículo" ou "pieguice". Afinal, uma maneira exagerada de expressar os sentimentos pode estar relacionada ao medo e à insegurança que as pessoas têm de ser o que são.

Como saber se estou exagerando na minha forma de expressar?

E você, qual foi a maior loucura que já fez por amor? Veja as alternativas abaixo e verifique se você não está exagerando, somente para ser aceito pelo outro, ou se realmente sua forma de expressar está dentro daquilo que você é. Por mais que o amor nos faça cometer verdadeiras loucuras, é bom manter uma certa racionalidade na hora da conquista. O romantismo nunca sai de moda, é claro, mas existe uma grande diferença entre "ser romântico" e "ser piegas". Confira:

Quantos anos você tem? Se passou dos 30, não combina muito mandar chocolates com ursinho de pelúcia; isso parece mais uma atitude de adolescente.

Você quer ser confundido com o maníaco do parque ou algum outro psicopata? Não? Então, não lote a caixa de seu(sua) amado(a) com dez milhões de torpedos em um único dia. Não faça ligações a cada hora para dizer "ah, só liguei para dar oi". Seu par com certeza te achará carente ao extremo e ficará com medo da responsa.

Ele(a) é do tipo que sobe no palco em qualquer karaokê mesmo antes de umas (vinte) cervejinhas? Vive com uma melancia no pescoço e se acha a última bolacha do pacote? Não? É... então esqueça os serviços de alto-falante ou as bexigas em formato de coração entregues no escritório. Ao invés de uma surpresa, você fará a pessoa amada pagar um mico e ser lembrada no mural da empresa para sempre. Pior, ela pode se voltar contra você, que teve a melhor das intenções

Mesmo que você ame seu(sua) namorado(a) com todas as forças, nunca mande fazer uma camiseta com uma foto de vocês dois abraçadinhos. E jamais pense em presenteá-lo(a) com outra camiseta igual, para vocês dois saírem juntinhos, vestindo cada um sua camiseta com a mesma foto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.