sexta-feira, 7 de julho de 2017

Série: Amor – O Fruto do Espírito

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. (Gl 5:22)

Já meditamos sobre o que significa fruto do Espírito: é o sintoma de que Cristo habita em nós e de que somos novas criaturas, geradas por Deus para a vida eterna. Tal se dá no dia em que entregamos o coração para Cristo. Ele disse: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Ap 3:20)

O fruto pode ser comparado a uma mexerica (tangerina): tem vários gomos ou bagos. Não são muitas frutas, mas vários gomos da mesma fruta. Assim também é o fruto do Espírito: várias características de Cristo, presentes em nosso coração, mostrando que somos dEle e que Ele está em nós! Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor. (1Jo 4:12)

E é exatamente este o primeiro gomo do fruto do Espírito Santo no crente: o amor!

Não se trata de um amor qualquer. Em grego há palavras específicas para tipos específicos de amor. A palavra aqui usada é AGÁPE, cujo significado é: um amor tão grande, tão altruísta, que é capaz de doar a própria vida pelo objeto do amor; não procura recompensa; é duradouro e nunca acaba. Que maravilhoso é esse amor!

Quem tem Cristo como Salvador o experimenta. Jesus nos transforma e nos capacita a amar. Primeiramente amamos a Deus, que nos criou, que nos sustenta e que enviou o Seu Filho Jesus Cristo para pagar o preço pelos nossos pecados. Ao contemplarmos a cena da cruz, em nossa mente, a expressão máxima do amor de Cristo por nós, somos levados a agradecer imensamente por tão grande salvação. E, em seguida capacitados a amar o próximo também, dando a todos igual dedicação, igual serviço, igual atenção. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19)

A Bíblia tece características deste amor, no texto de 1ª. Coríntios 13. Cito aqui suas principais virtudes: o amor quer o bem de todos, o amor fica feliz com a justiça, o amor não é orgulhoso, não busca glória ou dependência, mas ocupa-se com o serviço, isto é, em fazer o máximo para Deus, para a família e para o próximo. E a recompensa do amor é a felicidade que o próprio Espírito Santo gera no coração. Afinal, Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. (1Jo 2:10)

Você tem esse amor no seu coração? Você coloca Deus em primeiro lugar de sua vida? A necessidade do próximo incomoda a você? Você está disponvel para os que precisam? Lembre-se que para ter esse gomo do fruto do Espírito é necessário entregar-se a Jesus e deixá-Lo guiar a sua vida. Ele afirmou: Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (Jo 3:3)

Entregue-se a Jesus e nasça de novo, recebendo em seu coração o fruto do Espírito. Cristo em você é a garantia deste amor maravilhoso todos os dias!

Que Deus nos abençoe.

Pastor Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas do Rodoanel em Carapicuíba, São Paulo, Brasil
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.