sexta-feira, 14 de julho de 2017

Série: A Alegria – O Fruto do Espírito

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, domínio próprio. (Gl 5:22)

Já meditamos sobre o que significa fruto do Espírito e o primeiro gomo deste fruto. Hoje pensaremos no segundo: alegria! Algumas traduções trazem gozo; extrema felicidade e bem-estar.

As pessoas fazem de tudo para obter a felicidade. Diante de tantos sofrimentos com a vida, com as enfermidades, com o suor do trabalho, com a falta de recursos, com a insegurança, medo e violência, a sociedade busca em vão uma forma de obter a alegria. Inventam festas, bailes, eventos e promiscuidades para esquecerem de suas tristezas. Outros mergulham na bebida alcoólica, bebendo até perder a consciência de suas dores. Ainda outros experimentam drogas e químicas, fazendo viagens mentais que, na maioria das vezes não têem volta.

Quem tem Jesus como Seu Salvador não precisa buscar a alegria; ela já está lá dentro do seu coração. Quando Cristo tornou-se Seu Salvador, trouxe o Espírito Santo para ser morador residente. E Ele produz em nós os sintomas de Sua presença. A alegria é um deles. E o que essa alegria faz no coração do crente?

Ela o faz feliz! Quem tem a paz do céu no coração experimenta uma felicidade sobrenatural! Quem tem a certeza da vida eterna não teme nem a vida e nem a morte. Quem tem Cristo sente uma alegria indizível, pois os seus pecados já foram pagos na cruz do Calvário. Um crente é alegre e feliz.

Esse gozo, essa alegria faz com que a vida tenha significado e equilíbrio. Uma pessoa alegre ouve o cantar dos pássaros nas árvores, o vozerio das crianças na rua, o cicio do vento no rosto, o som tranqüilizante de um rio a correr! Isso não acontece quando somos tristes, infelizes, desesperados. O crente passa pelas mesmas dificuldades que um incrédulo; porém a presença do Espírito Santo em seu coração o capacita para ser grato, para ser esperançoso, para vislumbrar um futuro onde tudo se acertará!

Lembro-me do amado irmão Joabe, na Igreja Batista Boas Novas do Jardim Brasil, São Paulo, onde eu era pastor. Quando lhe perguntava: Como está, irmão Joabe? Ele respondia: Estou melhor do que mereço! E sorria! Essa alegria vem de Deus! Não se trata de gostar de sofrer, de amar estar enfermo, de apreciar passar por necessidades; trata-se de ter consciência de que nada acontece em nossa vida por um acaso e que tudo concorre para o nosso bem, se de fato amamos a Deus!

E mais: essa alegria é duradoura, permanente, constante! Ela não depende de circunstâncias, ela está fundamentada na certeza de que Cristo é Senhor e que, ao final, tudo se ajustará à Sua vontade. E que Ele quer o nosso melhor. Como ser triste se Deus é por nós? Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rm 8:31)

Que Deus nos abençoe!

Pastor Wagner Antonio de Araújo
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.