quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pessoas que acreditam em horóscopos são mais propensas a cometerem atos impulsivos, diz pesquisa


Se o horóscopo é a sua página favorita no jornal, então cuidado!

O zodíaco é mais do que apenas um passatempo inofensivo. Pessoas que seguem suas estrelas são mais propensas a abandonarem os seus compromissos se leem que terão um dia ruim.

Isso ocorre porque os que acreditam nos horóscopos estão convencidos de que eles não podem mudar seus destinos.

Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins e da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, deu às pessoas um horóscopo pessimista, em seguida, pediu-lhes para escolher entre ir a uma festa ou limpar a casa.

As pessoas que tinham dito que acreditavam em horóscopos, eram mais propensas a escolherem ficar em casa e fazer uma bela faxina. Quem acreditava que algo ruim poderia ocorrer, não sentia vontade em ir para festas e passar por uma situação desagradável.

"A natureza humana nos leva a acreditar em nosso próprio destino", disseram os autores do estudo, Hyeongmin Kim, Katina Kulow e Thomas Kramer.

Eles acrescentaram: "Dada a prevalência de horóscopos em culturas ocidentais, nós olhamos para a influência que um horóscopo pode ter sobre as decisões que a pessoa faz. A sabedoria convencional pode sugerir que para as pessoas que acreditam que podem mudar seu destino, um horóscopo desfavorável deve resultar em uma tentativa de melhorar sua sorte”.

"Nossos resultados mostraram que a leitura de um horóscopo desfavorável na verdade, tem o efeito oposto em uma pessoa em uma pessoa que não acredita neles", concluíram.

Para quem acredita nos “sinais dados por suas respectivas estrelas”, um horóscopo desfavorável pode mexer em recursos mentais, influenciando em decisões.

Os participantes que acreditavam em um destino fixo não exerceram qualquer energia mental sobre o assunto, de modo que foram capazes de manter o foco apenas sobre o dia seguinte.

O estudo deverá ser publicado no Journal of Consumer Research.

Outro estudo do mesmo autor, publicado na revista deste mês, revelou pessoas que compram bilhetes de loteria são mais materialista e têm menos auto-controle.

O site Zona Astrologia, disse que seus milhões de usuários vêm de todas as esferas da sociedade – 43% deles têm formação universitária e boa parte deles ganham mais de R$ 200 mil reais por ano.

fonte:http://www.jornalciencia.com/sociedade/comportamento/3300-pessoas-que-acreditam-em-horoscopos-sao-mais-propensas-a-cometerem-atos-impulsivos-diz-pesquisa
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.