sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Árvore da vida - Texto sobre Cabala

A Árvore da Vida é um diagrama que representa a composição básica de tudo o que existe no Universo. Abrange todos os planos através dos quais a vida se manifesta, representa a totalidade da realidade.

O nome Etz Chaiym, na verdade, significa Árvore das Vidas. Vida está no plural, pois representa as várias possibilidades de um único ser. Etz significa “árvore”, mas também“estrutura”. Portanto, Etz Chaiym pode também ser entendida como “Estrutura das Vidas”. Assim compreendemos melhor o que ela nos ensina.

A Árvore da Vida também é conhecida como “Os 32 Caminhos da Sabedoria”, pois ela traduz 10 virtudes a ser desenvolvidas e 10 dimensões da existência vivenciadas de acordo com 22 características possíveis.

Estas 10 dimensões representam os 10 níveis da realidade que estão acontecendo ao mesmo tempo e os 10 níveis da alma do ser humano. Estas 10 possibilidades são estudadas pelo nome de S'fiyrote.

As 22 características dentro de cada uma das S'fiyrot são representadas pelas especificações espirituais das 22 letras do alfabeto hebraico. As letras hebraicas são os cabos de transmissão do Shefaa (fluxo de Luz Espiritual). Em cada dimensão que a Luz passa, ela pode se manifestar de 22 formas diferentes.

Cada dimensão é uma manifestação de um atributo da Luz. Estas dimensões são distribuídas em 4 planos:

OLAM HA ASSIYAH - PLANO DA AÇÃO - Corresponde à Mal'khut (o mundo físico e material).

OLAM HA Y'TZIYRAH - PLANO DA FORMAÇÃO - Corresponde a Y'sod (fundamento), Hod (Glória), Netzach (Imortalidade), Tif'eret (beleza), G'vurah (desejo de receber) e Chessed (desejo de compartilhar). Formam o mundo das emoções.

OLAM HA B'RIYAH - PLANO DA CRIAÇÃO - Corresponde à Biynah (entendimento).

OLAM HA ATZIYLUT - PLANO DA EMANAÇÃO - Corresponde a Chokh'mah (sabedoria) e Keter (coroa).
Rav Mario Meir

Fonte: Academia de Cabala - www.academiadecabala.com.br
por HERMES (ISSARRAR BEN KANAAN) - (Etz Chaiym)
imagem:blogdobrown.wordpress.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.