sábado, 17 de abril de 2010

Papa Bento 16 chega a Malta, mas não comenta crise dos abusos sexuais

17/04/2010 15h53

Pontífice pode se encontrar com vítimas de padres do país europeu.
É a primeira viagem do papa desde que a crise se intensificou.

Do G1, com informações da AP

O papa Bento 16 começou neste sábado (17) uma peregrinação em Malta, país europeu que também foi atingido pela crise de acusações de pedofilia a padres católicos.
O papa não fez comentários sobre os escândalos de supostos abusos sexuais ao chegar a Malta. Essa viagem é a primeira para fora do Vaticano desde que a crise ganhou força.
Papa acena para fiéis do papamóvel em Valetta, Malta 
Papa acena para fiéis do papamóvel em Valetta, Malta (Foto: Antonio Calanni/AP)
Bento 16 tem sido acusado por grupos de vítimas de ter ajudado a acobertar padres pedófilos, quando era arcebispo na Alemanha e também na chefia do escritório de morais do Vaticano.
O presidente de Malta falou sobre o tema na chegada do papa ao país. "Seria errado, na minha visão, tentar usar as indiscrições de poucos para jogar uma sombra sobre a igreja como um todo. A Igreja Católica continua comprometida a proteger as crianças e todas as pessoas vulneráveis e a garantir que não haja esconderijo para aqueles que querem fazer o mal", disse o presidente George Abela.
Ele recomendou que a igreja e autoridades dos países trabalhem juntos para que haja mecanismos para punir casos de abuso.
Em Malta, dez homens testemunharam que foram molestados sexualmente por padres em um orfanato nos anos 1980 e 1990. Eles pediram para se encontrar com o papa para que esse "capítulo doloroso" de suas vidas, segundo eles, possa ser encerrado.
Os acusadores disseram que foram abusados por quatro padres católicos que os ameaçaram de expulsão do orfanato se eles resistissem aos avanços sexuais.
O papa não confirmou se vai se encontrar com as vítimas. Em outras ocasiões, encontros do papa com vítimas de abuso sexual, como aconteceram na Estados Unidos e na Austrália, não foram anunciados com antecedência.
O papa Bento 16 disse que o povo de Malta "tem razão de se orgulhar do papel indispensável que a fé católica teve em seu desenvolvimento".
O voo do papa a Malta foi um dos poucos a decolar do aeroporto de Roma neste sábado, onde diversos voos foram cancelados devido ao caos aéreo causado pela nuvem de cinza de um vulcão na Islândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.