quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bispo acusado de agredir órfãos apresenta renúncia na Alemanha

22/04/2010 09h03

Walter Mixa negou as acusações, mas acabou confessando.
Agressões ocorreram durante as décadas de 1970 e 1980.

Da AFP, em Berlim

O bispo de Augsburg (sul da Alemanha), Walter Mixa, acusado de ter agredido no passado alunos de um orfanato católico, apresentou seu pedido renúncia em uma carta ao Papa Bento XVI, anunciou arcebispado.
"Com a renúncia, quer evitar outros prejuízos à Igreja e permitir uma renovação", afirma um comunicado do arcebispado de Augsburg.
"Sempre tive consciência de minhas próprias fragilidades em 40 anos de sacerdócio e 14 anos no serviço episcopal", declarou o bispo Mixa, citado no comunicado.
walter mixa 
O bispo alemão Walter Mixa em foto de 2 de março de 2009. (Foto: AP)

"Peço mais uma vez perdão a todos aqueles com os quais posso ter sido injusto e a todos aqueles aos quais provoquei problemas", acrescentou.
O bispo provocou uma grande polêmica na Alemanha depois da recente publicação na imprensa dos depoimentos de ex-alunos do orfanato católico de Schrobenhausen, que o acusaram de violências físicas nas décadas de 1970 e 1980, quando ele era padre na região.
Depois de ter negado em um primeiro momento as acusações, o bispo Mixa admitiu ter agredido os alunos no período e pediu desculpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.