domingo, 28 de março de 2010

Papa chega perto de fiéis e tenta contornar crise no Vaticano

28/03/10 - 07h39

Bento XVI celebra Procissão de Ramos a bordo do papamóvel
Ele disse que Deus dá coragem para enfrentar 'maledicências'.
Do G1, com agências internacionais

Foto: Gregorio Borgia/AP

Bento XVI andou no 'papamóvel' cercado por seguranças (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Milhares de pessoas participaram na praça de São Pedro do Vaticano da Procissão do Domingo de Ramos, presidida pelo papa Bento XVI e que abre os ritos litúrgicos da Semana Santa. Pela primeira vez em quase cinco anos de pontificado, Bento XVI comandou do papamóvel a procissão.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, o papa optou por usar o veículo para poder ver melhor os fíeis que lotaram a praça de São Pedro neste domingo (28). A aproximação física com o público chega em um momento delicado do Vaticano, no qual os escândalos envolvendo padres pedófilos arranham a imagem da Igreja Católica.
 
No sábado (27), o  cardeal de Westminster, Vincent Nichols, saiu em defesa do papa Bento XVI. Segundo ele, "ninguém fez tanto contra os abusos sexuais contra menores por parte dos sacerdotes do que o papa Bento XVI". Já o cardeal vigário para o estado da Cidade do Vaticano, Angelo Comastri, pediu que os fiéis dediquem todas as suas preces e o rosário a Bento XVI "neste momento difícil", em referência as acusações feitas por vários meios de comunicação de que o papa supostamente ocultou casos de pedofilia.

Oliveiras centenárias trazidos da região italiana de Apúlia (sul), galhos de oliveiras procedentes da residência papal de Castel Gandolfo, ao sul de Roma, e palmas procedentes de Elche (Espanha) e Sanremo (Itália) enfeitaram a praça, onde o pontífice entrou no meio dos aplausos dos presentes.

Bento XVI, revestido com enfeites vermelhos e levando o cajado, presidiu a procissão, que saiu dos palácios pontifícios e se dirigiu rumo ao obelisco de Sisto V, instalado no centro da praça vaticana.

Na jornada na qual a Igreja lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o papa chegou ao recinto vaticano no meio do cântico Hosana. Diante do obelisco, adornado com flores vermelhas e verdes, o papa abençoou as palmas e os galhos de oliveira, símbolos da paz.

Foto: Gregorio Borgia/AP

O Papa Bento XVI chegou bem próximo dos fiéis neste domingo de Ramos (Foto: Gregorio Borgia/AP)

Depois leu o Evangelho de Lucas que narra a entrada de Jesus na Cidade Santa. Após a procissão, Bento XVI se dirigiu para o altar maior levantado no átrio da praça vaticana para rezar a missa.

O papa afirmou que o homem pode escolher entre seguir Jesus e se afundar na mentira e na indecência.

"Jesus nos conduz para o que é grande, puro. Nos leva para o ar salubre das alturas, para a coragem que não deixa que nos amedrontemos com as maledicências de opiniões dominantes, para a paciência que suporta e sustenta o outro", disse aos fiéis.

Bento XVI pediu a paz para a Terra Santa, para que o lugar onde Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou seja "verdadeiramente um local de paz", e exortou os cristãos a permanecerem nessa terra.

* Com informações da Efe e France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.