sexta-feira, 12 de março de 2010

PAPA APROVA MEDIDAS DA IGREJA ALEMÃ CONTRA PEDOFILIA, DIZ BISPO

Ansalatina
CIDADE DO VATICANO, 12 MAR (ANSA) - O presidente da Conferência Episcopal Alemã (DBK, na sigla em alemão), Robert Zollitsch, afirmou que o papa Bento XVI aprovou as medidas que a Igreja do país tomará quanto às denúncias de pedofilia que envolvem seus membros.
O bispo falou à imprensa após participar de uma audiência com o papa Bento XVI, durante a qual os dois discutiram os casos de abusos sexuais contra crianças e jovens divulgados recentemente e que envolvem sacerdotes alemães.
"Estou transtornado com o que aconteceu e pelos atos de violência contra os menores. Peço desculpas às vítimas dos crimes de pedofilia", declarou Zollitsch.
"Informei o Santo Padre das medidas que estamos adotando", continuou o presidente da DBK, citando o encontro de hoje.
Conforme explicou o bispo, Bento XVI escutou "com grande angústia, atento interesse e profunda comoção" a relação de casos de "assédios pedagógicos e abusos sexuais" ocorridos na Alemanha.
O Papa "é favorável às nossas iniciativas, mas não sabemos se serão estendidas a outros países", explicou Zollitsch, afirmando que isso dependeria de decisão da Congregação para a Doutrina da Fé.
"Todos os números provam que o problema dos abusos contra menores não se refere somente à Igreja Católica. Mas não há na Alemanha outro grupo que tenha normas tão severas", garantiu o religioso. "Os procedimentos por nós adotados têm dado ótimos resultados nos últimos oito anos", completou.
As principais denúncias envolvendo sacerdotes alemães se referem a episódios de pedofilia que teriam ocorrido em escolas jesuítas nas décadas de 1970 e 1980 e no coro de rapazes da catedral de Regensburg, que foi dirigido pelo irmão do Pontífice, Georg Ratzinger, durante trinta anos.
Após a reunião com o presidente da DBK, Bento XVI recebeu em audiência participantes do Congresso Teológico Internacional "Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote". Na ocasião, ele discursou reafirmando o caráter sagrado do celibato, mas sem fazer qualquer referência às denúncias de abuso sexual.
Anteriormente, a Santa Sé já havia anunciado que não divulgaria nenhum comunicado sobre a reunião mantida entre o Papa e Zollitsch. (ANSA)
12/03/2010 10:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.