quarta-feira, 10 de março de 2010

Evangelho segundo São Mateus 5, 17-19
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas


Quarta-feira, 10 de março de 2010.

SANTO DO DIA: São João Ogilvie; São Macário, Bispo


Primeira Leitura: Deuteronômio 4, 1.5-9
Leitura do livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo dizendo, 1E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. 5Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir. 6Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente. _ 7Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos? 8Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje? 9Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

SALMO 147

Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas e os teus filhos em teu seio abençoou.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!



Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 17-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. 18Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. 19Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

- Palavra da salvação.
- Glória a Vós, Senhor


Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santo Hilário (c. 315-367), Bispo de Poitiers e Doutor da Igreja
Comentário ao evangelho de Mateus, 4, 14-15

Cristo é o cumprimento das Escrituras

«Não vim abolir, mas cumprir». A força e o poder destas palavras do Filho de Deus encerram um profundo mistério.

A Lei, com efeito, prescrevia obras, mas orientava-as a todas para a fé em realidades que seriam manifestadas em Cristo; porque o ensino e a Paixão do Salvador são a grande e misteriosa intenção da vontade do Pai. A Lei, sob o véu das palavras inspiradas, anunciou o nascimento do Senhor Jesus Cristo, a Sua encarnação, a Sua paixão, a Sua ressurreição; os profetas, bem como os apóstolos, ensinam-nos repetidamente que, desde toda a eternidade, todo o mistério de Cristo foi preparado para ser revelado no nosso tempo. [...]

Cristo não quis que pensássemos que as Suas próprias obras continham outra coisa que as prescrições da Lei. Foi por isso que Ele próprio afirmou: «Não vim abolir, mas cumprir». O céu e a terra [...] devem desaparecer, mas nem o menor mandamento da Lei desaparecerá, porque em Cristo toda a Lei e todos os profetas encontram a sua realização. No momento da Sua Paixão, [...] Ele declarou: «Tudo está consumado» (Jo 19, 30). Nesse momento, todas as palavras dos profetas receberam a sua confirmação.

É por isso que Cristo afirma que nem o mais pequeno dos mandamentos de Deus pode ser abolido sem ofender a Deus. [...] Nada pode ser mais humilde que a coisa mais pequena. E a mais humilde de todas foi a Paixão do Senhor e a Sua morte na cruz.
Arautos do Evangelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.