segunda-feira, 8 de março de 2010

Mosteiro de São Bento- Curiosidades




                                          
 
Relógio existente no refeitório do Mosteiro de São Bento de Sorocaba( abaixo a tradução do que está escrito em latim)Todas as (horas)ferem;(mas) a última mata.
Para provar que o tempo é inexorável

São Bento
Bento nasceu de nobre família romana, tendo como irmã gêmea, Santa Escolástica, que desde muito jovem consagrou-se à Igreja Católica.                                     
Ainda criança o próprio Bento foi encaminhado para Roma, na companhia de uma aia, destinado aos estudos para tornar-se funcionário, ocupação privilegiada reservada aos nobres de sólida formação. Roma vivia seus últimos tempos de potência dominadora, em franca decadência, sofrendo invasões de bárbaros e vândalos.

Bento não apreciou o que viu e também não sentiu estímulo nos estudos. Completando-os, logo retirou-se para a aldeia de Enfide e, por fim, viveu na solidão, durante anos, numa gruta nas encostas íngremes das montanhas de Subiaco.

Ali iniciou a vida monástica. Depois, viveu experiências na companhia de outros monges, demonstrando evolução espiritual no trato com seus pares, operando impressionantes milagres, difundidos pelas pessoas do povo. Fundou, por volta do ano 529, no Monte Cassino, o monastério que deu origem à Ordem Beneditina e, após, mais 12 mosteiros com escolas para crianças, exercendo enorme influência nas ordens monásticas do seu tempo. 

As Regras constituem sua obra reformadora. O biógrafo de São Bento foi o Papa Gregório Magno, homem de grande cultura e sabedoria, que conviveu com os primeiros discípulos do santo, relatando o que sabia dele na conhecida obra Diálogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.