quarta-feira, 17 de março de 2010

Bento 16 publicará carta sobre casos de pedofilia na Irlanda


17/03 - 09:23 - Agência Ansa


O papa Bento 16 anunciou nesta quarta-feira que enviará uma carta aos fiéis irlandeses na qual abordará os casos de pedofilia cometidos por sacerdotes do país.

"Como sabem, nos últimos meses a Igreja da Irlanda foi severamente abalada em consequência da crise de abusos contra menores", observou, durante a audiência geral desta quarta-feira.

"Como sinal da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral que trata desta dolorosa situação. Irei assiná-la na solenidade de São José, o guardião da Sagrada Família e patrono da Igreja universal, e enviarei [a carta] logo", informou o papa, referindo-se à cerimônia que ocorrerá no dia 19 de março.

"Eu peço para que vocês mesmos leiam, com o coração aberto e o espírito de fé. A minha esperança é que ela ajude no processo de arrependimento, cura e renovação", pediu Bento 16, discursando em inglês diante de cerca de 11 mil pessoas que compareceram nesta manhã à Praça São Pedro, no Vaticano.

Também nesta quarta-feira, o chefe da Igreja Católica irlandesa, cardeal Sean Brady, pediu desculpas por não ter denunciado o comportamento de um sacerdote acusado de cometer pedofilia em meados dos anos 1970.

Recentemente, Brady assumiu publicamente que encobriu o reverendo Brendan Smyth, mas descartou renunciar a seu cargo por conta disso.

Os casos de abusos cometidos na Irlanda por padres e freiras vieram à tona em novembro do ano passado, com a divulgação de um relatório elaborado pela juíza Yvonne Murphy.

O documento, composto por 700 páginas, contém provas da existência de um esquema por meio do qual sacerdotes e policiais encobriram casos de pedofilia que teriam sido cometidos entre 1930 e 1990.

Bento 16 se reuniu nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro com bispos irlandeses no Vaticano. Segundo afirmou ontem o presidente da Pontifícia Academia pela Vida, Rino Fisichella, o Papa está "determinado" a adotar novas medidas contra os membros da Igreja Católica da Irlanda envolvidos em casos de abuso sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.