sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Santo Honorato

16 de Janeiro

Santo Honorato De uma nobre família italiana, Santo Honorato nasceu na segunda metade do século IV e, conhecia todas as ciências da época. Depois de ser apresentado ao Cristianismo abandonou o culto dos deuses e, escondido dos pais, recebeu o Batismo.

Na sua vida de cristão nada foi fácil, principalmente quando seus pais rejeitaram e combateram a fé em Jesus. Frente à morte dos pais, o Santo junto com seu irmão, sonharam em consagrar-se a Cristo, por isso foram para a Síria e Grécia, dentre outros locais. Com a morte do irmão, Honorato decidiu voltar para a Itália, onde foi ordenado sacerdote e, começou a morar e evangelizar na ilha de Lérins.

Honorato acabou tendo que fundar um mosteiro gerador de grandes escritores, bispos e santos. Verdadeiro pai dos monges dirigia a todos com suavidade e doçura. Dizia sempre que: "Quem é virtuoso, não precisa estar triste". Por isso no mosteiro do santo, reinava uma alegria e serenidade a ponto da ilha de Lérins ser chamada de ILHA FELIZ.

Ele não conseguiu terminar sua existência terrena no mosteiro pois teve que assumir o bispado de Arles, importante lugar na França. Seu discípulo, Santo Hilário, dele escreveu:
"Se preciso fosse representar alegoricamente a caridade, retrataria a imagem de Santo Honorato.”


Santo Honorato, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.