quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Santa Inês

21 de Janeiro

Santa Inês Fazemos com grande alegria a Memória de Santa Inês, uma mulher que sofreu duplo martírio: o da castidade e o da fé. O nome de Inês deriva de uma palavra grega que significa "casta". Seu nome, com todo seu significado, tornou-se uma profecia e um programa de vida.

Da maneira que é hoje, a castidade, pureza e a virgindade, no começo da Igreja, também era um desafio, um ato heróico. Agora sem dúvida, dentre tantas mártires, foi Santa Inês uma das maiores que, educada em família profundamente cristã, viveu com a graça de Deus, sua afetividade e sexualidade de um modo santo.

Conforme fontes seguras, Santa Inês tinha apenas treze anos, quando estourou a perseguição de Diocleciano contra os cristãos. Devido sua beleza interior e exterior, atraiu os olhares até do filho do prefeito de Roma, que a entregou como Cristã, ao imperador.

Santa Inês entrou no céu como mártir em 304. No início quiseram diálogo, depois foi presa, torturada e arrastada para adorar um ídolo, além de ser jogada numa zona de prostituição, onde nada aconteceu, pois: "Jesus Cristo vela sobre a vida e a pureza... Ele é meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue, nunca, porém, conseguirás profanar o meu corpo, que é consagrado a Cristo!"


Santa Inês, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.