sábado, 30 de abril de 2011

Vice-presidente aguardado para cerimónia de beatificação de João Paulo II

30-04-2011 10:29



Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos


Roma (Do enviado especial) - O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, é aguardado hoje (sábado), na cidade de Roma (Itália), onde vai assistir no domingo a cerimónia de beatificação do Papa João Paulo II.

Fontes diplomáticas indicam que Fernando da Piedade, que representará o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, deve se fazer acompanhar da esposa, da ministra da cultura e membros do seu gabinete.

A cerimónia de beatificação será presidida pelo Papa Bento XVI, por ser o bispo de Roma.

A organização informou que a urna com os restos mortais do Papa polaco ficará exposta na Basílica de São Pedro no final da missa até segunda-feira à tarde, para ser venerado pelos milhares de peregrinos. De seguida será trasladada para a capela de São Sebastião.

A organização da beatificação de João Paulo II indica que cerca um milhão de peregrinos, provenientes de todo o mundo, e pelo menos 80 delegações oficiais, entre as quais Chefes de Estado e de governo.

Apesar de não existirem números oficiais, milhares de pessoas têm se concentrado na praça de São Pedro e arredores que já está engalanada para acolher a cerimónia de beatificação, que será antecedida na noite de hoje de uma vigília à memória do defunto Papa.

Durante o dia milhares de pessoas concentram-se na praça de São Pedro para visitar a basílica com o mesmo nome, outros pontos do Estado do Vaticano (sede da igreja Católica encravada em Roma) ou para admirar o designer arquitectónico do recinto.

Cartazes, posters, dísticos e fotos com a figura e frases do Papa João Paulo II estão a enfeitar a Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na praça estão também montados ecrãs gigantes que vão passando instantâneos da vida do venerado padre.

Baterias de colunas de som estão igualmente instaladas no largo e ruas de acesso à praça de São Pedro para permitir que as mais de 400 mil pessoas esperadas, entre as quais 50 Chefes de Estados e de governo, possam em ouvir a homilia em homenagem e de santificação do Papa João Paulo II.

Apesar de a cerimónia estar programada para domingo, hoje e desde logo pela manhã já se viam grandes concentrações de fiéis e turistas na praça, bem como haviam filas de pessoas que entravam na basílica de São Pedro, onde estará exposto o corpo do novo beato.

A maior das lojas, livrarias e roulottes nos arredores comercializava essencialmente artigos com a imagem do Papa e brindes religiosos como terços, fotos e peças artesanais com a efígie do então líder da igreja católica e de Jesus Cristo.

Fotógrafos e câmaras mens, amadores e profissionais, eram igualmente numerosos no largo, tentando obter as melhores imagens do recinto.

O Papa João Paulo II, de nome próprio, Karol Józef Wojtyla, nasceu a 18 de Maio de 1920, foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte, a 2 de Abril de 2005, aos 84 anos de idade.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX, sendo, em alguns meios, tendo se destacado pela sua obra em prol do fortalecimento do cristianismo, da paz e da concórdia internacional e defesa dos direitos humanos e das nações.
http://www.portalangop.co.ao/
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.