sábado, 24 de outubro de 2009

Igreja faz parceria com governo para divulgar teste do HIV


G1
Demétrio Weber

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa - Givaldo Barbosa

BRASÍLIA - A Igreja Católica vai ajudar o Ministério da Saúde a divulgar a importância da realização do teste de HIV e sífilis. A parceria foi anunciada nesta quinta-feira. O engajamento das pastorais católicas, no entanto, não inclui a distribuição, ou o apoio, ao uso de preservativos já que a Igreja é contrária a esse método de prevenção.

O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dimas Lara Barbosa, disse que a Igreja está seguindo o mandamento de Jesus, que disse ter vindo ao mundo "para que todos tenham vida".

Ele reiterou, porém, que o apoio aos testes para detecção de infecção pelo vírus da Aids não significa uma mudança de posição em relação ao uso de camisinha.

" A doutrina da Igreja continua sendo aquelas de sempre. Nosso foco é a família, fidelidade, amor "

- A doutrina da Igreja continua sendo aquelas de sempre. Nosso foco é família, fidelidade, amor - disse dom Dimas.

O ministério lançou uma campanha com o slogan "Declare seu amor por você" para incentivar a testagem. A parceria da Igreja com o ministério começará este ano em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. O Rio de Janeiro participará a partir do início do ano que vem.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, elogiou a iniciativa da Igreja Católica e evitou qualquer polêmica em relação aos preservativos.

- Não chamamos a CNBB aqui para discutir as nossas divergências. Estamos aqui para tratar das nossas convergências - disse Temporão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.