terça-feira, 20 de outubro de 2009

Descobrindo o amor de Deus nas chagas de Cristo!


S. João 20.27 (Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente).

A cada dia descubro novas qualidades de caráter em Tomé que desenvolvem em mim admiração e respeito por esse servo do Senhor. Estudando sua história, após reconhecer nele um verdadeiro discípulo de Cristo, fiquei impressionadíssimo com seu cuidado para com o Mestre ao ler S. Jo 11.14 a 16 “14 Então, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto, 15 e folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis. Mas vamos ter com ele. 16 Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.” Ele sabia que se Jesus voltasse a Jerusalém corria o risco de morte, como os judeus já o haviam ameaçado S. Jo 10.39 e 40 “39 Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou de suas mãos, 40 e retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado, e ali ficou.” Mas Tomé estava disposto a morrer por Cristo se preciso fosse.
Noutra ocasião Jesus anuncia sua partida deste mundo e pede que os discípulos não fiquem com os corações perturbados, mas que cressem, incondicionalmente, no Pai e nele. E, naquele momento, prometeu voltar para levá-los para as mansões celestiais, na glória, a fim de estarem para sempre com o Senhor. Finalizando esta orientação, lemos em S Jo 14.5 a 6, a conversa de Jesus com Tomé: “4 Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho? 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
Pode não parecer, mas a dúvida de Tomé tem grande importância para todos nós hoje. Foi respondendo a Tomé que Jesus tornou explicito o caminho da salvação. Ele é o caminho. Graças às dúvidas e a coragem deste discípulo sabemos que Jesus é o caminho que conduz a vida eterna com Deus. E, se você tem dúvida também, lembre-se das palavras de Jesus: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.” Outra declaração do Senhor neste mesmo ato aponta para a busca da humanidade em todos os tempos, a verdade. Os povos querem descobrir e conhecer a verdade, mas, infelizmente, não aceitam nem reconhecem a Jesus, por isso permanecem sem ela. E finalmente a afirmação que fecha as declarações de Cristo, Ele é a vida. Essa tríade de atributos nos é suficiente para apontar a vida eterna com Deus.
Essa interrogação de Tomé dá prova de que ele ainda não conhecia acerca da salvação. Talvez seguisse a Jesus como a um líder humano comum, na esperança de ao conquistar algo no reino terreno ele pudesse ser beneficiado. No entanto, Jesus o surpreende falando acerca do reino eterno. E não fora um privilégio apenas de Tomé, mas de todos os discípulos. No mesmo episódio, Felipe pede a Cristo que os mostre o Pai, mas Jesus declara a Felipe a sua ignorância a respeito das coisas celestiais, dizendo: S Jo 14.9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. 11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.”
Certamente você está se perguntando, como pode os discípulos andar três anos com Jesus, ouvindo suas palavras, vendo os milagres e crendo nele, mas estarem cheios de dúvidas? Como pode ser isso? Incrível mesmo, mas a história se repede dia a dia. O povo de Deus que saiu do Egito guiado por Moisés presenciou milagres da presença de Deus numa nuvem de noite e numa coluna de fogo de dia, além do maná que desceu do céu, das codornizes para se alimentarem, e mais, suas roupas não envelheceram em 40 anos no deserto, mas não creram no Senhor Jeová. As pessoas da época terrena de Jesus, o crucificaram. Eu pergunto, e a nossa geração pós-moderna? Crê que Jesus é o Caminho, a verdade e a vida?
Caro amigo leitor. A dúvida de Tomé pode ter esclarecido a tua. Hoje, talvez, você descobriu Jesus. As chagas do mestre não foram em vão. Ele morreu por você. Aceite o convite de Jesus porque sem Ele ninguém irá ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.