quinta-feira, 1 de maio de 2008

Santo do Dia



VI SEMANA DA PÁSCOA
Ofício do dia da semana
Missa própria da semana, com Prefácio Pascal
ou
Com Ofício e Missa de Memória (Facultativa)
Livro dos Actos dos Apóstolos 17,15.22-34.18,1



Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 17,15os que conduziram Paulo levaram-no até Atenas. De lá, voltando, transmitiram a Silas e Timóteo a ordem de que fossem ter com ele o mais cedo possível. E partiram.
22De pé, no meio do Areópago, Paulo disse: "Homens atenienses, em tudo eu vejo que vós sois extremamente religiosos. 23Com efeito, passando e observando os vossos lugares de culto, encontrei também um altar com esta inscrição: Ao Deus desconhecido. Pois bem, esse Deus que vós adorais sem conhecer é exatamente aquele que eu vos anuncio. 24O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra, ele não habita em santuários feitos por mãos humanas. 25Também não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa; pois é ele que dá a todos vida, respiração e tudo o mais.
26De um só homem ele fez toda a raça humana para habitar sobre a face da terra, tendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites de sua habitação. 27Assim fez, para que buscassem a Deus e para ver se o descobririam, ainda que às apalpadelas. Ele não está longe de cada um de nós, 28pois nele vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas: Somos da raça do próprio Deus.
29Sendo, portanto, da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante a ouro, prata ou pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. 30Mas Deus, sem levar em conta os tempos da ignorância, agora anuncia aos homens que todos e em todo lugar se arrependam, 31pois ele estabeleceu um dia em que irá julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou, diante de todos, oferecendo uma garantia, ao ressuscitá-lo dos mortos".
32Quando ouviram falar da ressurreição dos mortos, alguns caçoavam, e outros diziam: "Nós te ouviremos falar disso em outra ocasião". 33Assim Paulo saiu do meio deles. 34Alguns, porém, uniram-se a ele e abraçaram a fé. Entre eles estava também Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e outros com eles. 18,1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Livro de Salmos 148(147),1-2.11-12.13.14



- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
- Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
- Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juizes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
- Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
- Ele exaltou seu povo eleito em poderio; ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.
- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra.
Evangelho de Jesus Cristo segundo S. João 16,12-15





Aclamação (Jo 14,16)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Rogarei ao meu Pai/ e ele há de enviar-vos um outro Paráclito,/ que há de permanecer eternamente convosco.

Evangelho (Jo 16,12-15)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo João.
- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12"Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Comentários



O Espírito da Verdade



O Espírito de Deus atua dentro e fora da Igreja, mas é o seio da comunidade de fé, ou seja, a Igreja Católica, o espaço natural de sua presença e ação, segundo se deduz do discurso de despedida de Nosso Senhor, ao longo da leitura seguida que vimos fazendo do livro dos Atos dos Apóstolos. O Espírito Santo é a Alma da Igreja Católica.

Este Livro contém verdadeiramente o grande ensaio histórico-teológico da Igreja nascente, a primeira e melhor teologia do Espírito. "Apalpa-se", comprova-se o Seu agir.

O Divino Espírito Santo comunica-se ao grupo cristão mediante os sacramentos, de maneira que, a partir do Batismo, toda a nossa vida está marcada pela ação do Espírito Santo. Necessitamos de estar conscientes disso e pedir diariamente a coragem que nos é indispensável para sermos testemunhas de Cristo, de O confessarmos como senhor das nossas vidas, ser membros ativos da sua Igreja missionária, tal como o Apóstolo S. Paulo em Atenas. Só assim se poderá encher o vazio do mundo atual, derreter nosso gelo e vencer o pecado com a força do alto, viver a moral cristã com todo o prazer de filhos de Deus.

Guiados pelo Espírito Santo, nós, católicos, alcançaremos a verdade plena e completa, não tanto no sentido quantitativo, mas qualitativo, isto é, compreendo em profundidade o mistério da Pessoa de Cristo, Homem-Deus. A grande tarefa da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade é, em cada época histórica, guiar o cristão a penetrar no insondável mistério da Morte e Ressurreição salvadoras de Cristo.

Revelar aos crentes "o que está por vir" é interpretar-lhes em cada momento o presente. O Espírito Santo glorificará Jesus, pois comunicará à Igreja o que recebe dEle, do mesmo modo que Cristo glorificou o Pai dando-O a conhecer aos seus discípulos e comunicando-lhes quanto do Pai havia recebido. Assim se compreende a frase: "Tudo o que meu Pai possui é meu".

Não é que o Espírito Santo venha revelar verdades novas sobre Deus que Cristo não tivesse ensinado. Somente Jesus é a Palavra de Deus. E cumpriu plenamente a missão de O revelar.

Ainda que Jesus afirme: "Muitas coisas tenho para vos dizer", já anteriormente dissera aos seus discípulos: "Chamo-vos amigos porque tudo o que ouvi a meu Pai vos dei a conhecer" (Jo. 15,15).

O que falta aos discípulos? O que nos falta a nós? O que falta ao cristão de cada época? Falta-lhe ainda aprofundar os ensinamentos de Jesus e compreendê-los plenamente ou tão completamente como cada época histórica exige para se santificar. Há que entender e, sobretudo amar, aquelas verdades que Jesus comunicou, mas que escaparam e não as entendemos, como os Apóstolos não entenderam, no momento próprio.

Evangelizar é um tarefa perene, porque contém esta dinâmica permanente que exige a ação constante do Divino Espírito Santo.

No Evangelho de hoje, patenteiam-se duas das seis tarefas que Jesus atribui ao Espírito no seu discurso de despedida:

  • Conduzir os discípulos até à verdade plena ("Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade");
  • Glorificar Jesus ("Ele me glorificará").

Quais são as outras quatro tarefas do Espírito Santo: acompanhar os discípulos na ausência de Jesus; recordar-lhes as palavras de Jesus; dar testemunho dEle; fazer um julgamento constante sobre o pecado e a injustiça do mundo.

E quem exatamente desempenha esse papel senão a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, na pessoa do Papa e do Magistério? Por exemplo, ainda há pouco o vimos na recente viagem que Bento XVI fez aos Estados Unidos.

É difícil falar hoje do Espírito Santo a um mundo vazio de espírito, rico de matéria e submerso na incredulidade, como o foi a um S. Paulo anunciar o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo aos atenienses, imersos na mais grosseira das idolatrias. Entretanto, o Apóstolo das Gentes não esmoreceu e ei-lo lançando mão do "Deus desconhecido" e dos argumentos em que a filosofia grega dos estóicos coincidia com a revelação bíblica, para centrar logo seu discurso no conhecimento do verdadeiro Deus em que vivemos, nos movemos e existimos, ou, mais ainda, de quem somos descendentes.

Tudo isto convida à conversão a Deus, que constituiu juiz Jesus, ressuscitando-O de entre os mortos.

Envia o teu Espírito, Senhor, que renove a face da terra!

(Apud "A Palavra de Cada Dia", de B. Caballero; Editora Paulus, Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.