sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Bíblia no meu dia a dia

Padre Luizinho
A Bíblia foi escrita para você! Foi assim que Deus conduziu o Pe. Jonas Abib com os jovens nos anos 70 no Catecumenato, era formação tendo como livro fundamental a Palavra de Deus, era mais que um estudo era uma experiência com uma Pessoa, a Pessoa de Jesus na Palavra. Portanto, a Canção Nova nasceu da Palavra de Deus e com ela um método simples e muito rico de experimentar Jesus e a mudança que Ele pode fazer em nossas vidas. Esse é o método que todos da Canção Nova fazemos: o Diário Espiritual.

bibliavela-ii.jpg

Como a Palavra diz, trata-se de um diário. Lemos diariamente e fazemos o diário todos os dias. Eu preciso me alimentar da Palavra sempre e escolher um lugar, um horário onde terei o encontro com Jesus e um dos segredos é ser fiel.

Pegue a sua Bíblia e um caderno, o Novo Testamento é por onde iremos começar, a partir da Primeira carta de São João capítulos 1 e 2. É uma pedagogia para mergulhar na Historia da Salvação, não vamos começar a ler do gênesis.

Vamos identificar três passos que nos ajudarão a ler a Palavra: Promessas, ordem e princípios eternos. É importante anotar no caderno todos esses passos para guardar a Palavra.

Promessas: a Bíblia está repleta de promessas de Deus e podemos confiar, pois ele sempre cumpre suas promessas, ex: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, ai estou no meio deles”. Mt 18,20.

Ordens: Deus nos faz prescrições claras para nortear a nossa vida. Ele manda, prescrevi, proíbe, ordena; tudo para nos conduzir como filhos amados. Seguir seus mandamentos obedecer-lhe as ordens, é segredo da vida; ex: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Mc 16,15.
Em geral, o verbo no imperativo - daí, fazei, ide, buscai, recebei, perdoai, sede… – é sinal de uma ordem.

Princípios eternos: poderiam ser chamados “Leis do Reino de Deus”. São leis que governam o reino de Deus, ou seja, no Reino, as coisas funcionam dessa maneira; ex: “Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados, perdoai e sereis perdoados”. Lc 6,36. É assim que funciona no Reino de Deus.

Mensagem de Deus para mim hoje: Diante daquilo que já li e identifiquei, qual é a mensagem de Deus para mim, o que Ele me diz? E anote no seu caderno.

Como posso aplicar isso em minha vida? Esta é a parte mais pessoal, é Deus falando como aplicar essa palavra em sua vida, ai começa a mudança, a transformação a partir da Palavra. Não deixe de escrever é fundamental registrar, para que a Palavra se torne viva em você.
biblia-em-movimento.gif
Essa é a receita que os homens da Bíblia e os santos seguiram, para alcançar a santidade. E você pode começar hoje a trilhar esse caminho seguro.

Minha benção
Pe.Luizinho, CN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.