segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Somos viajantes do Universo


No capítulo XI do livro terceiro, "Das Leis Morais", de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, o mestre de Lyon, através da Espiritualidade de Luz, deixa-nos material para grande reflexão e transformação na nossa maneira íntima de ver a justiça, a começar pelo título. Vejam que é "Justiça, amor e caridade", um único título com estas três palavras, como um triângulo equilátero, em que todos os lados têm o mesmo tamanho.

Impossível é o que nos deixa claro o capítulo todo: falar de justiça sem falar de amor e caridade. Melhor ainda, aplicar leis justas sem que o legislador tenha em seu íntimo amor e caridade bem desenvolvidos.

À medida que evoluímos espiritualmente deixamos refletir em nossas atitudes nosso grau de evolução. Impossível, portanto, uma sociedade justa composta por Espíritos que ainda acham que o amor, aquele do qual fala Paulo de Tarso em sua famosa carta aos Coríntios, seja apenas uma ilusão, uma visão romântica da vida.

A maneira mais eficaz, portanto, para transformar o mundo em que vivemos, ou melhor, para darmos a nossa contribuição para a sua melhora, é, incansavelmente, trabalhar cada ponto em nós que nos afasta do amor. Não é possível melhorar nada em ninguém e, portanto, nas coletividades, pela força.
Outro ponto importante a ser considerado por todo aquele que se diz cristão é o fato de cada um carregar em si uma bagagem espiritual que representa os milhares de reencarnações que moldaram sua personalidade. Por isso não é possível, de imediato, a ninguém, ver o mundo além deste prisma. Evolução se dá mais eficientemente com educação. Com mudanças paulatinas no Espírito imortal.
Todos queremos um mundo melhor para viver, mas não nos esqueçamos de que somos viajantes do Universo, habitantes do Cosmos, cujos mundos são solidários.

Que não fujamos da responsabilidade de contribuir para a harmonia, onde quer que estejamos. Mas sigamos confiantes de que a lei divina não falha, que cada globo tem seu governador e inúmeros Espíritos iluminados que o assistem. Para que, em nossa ânsia de querer a melhora do nosso jeito, não venhamos a nos tornar instrumentos das trevas, da ignorância.

Rodinei Moura
fonte
imagem
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.