sábado, 11 de novembro de 2017

Apreciar o mundo natural


Eu penso renovar o homem usando borboletas. Manoel de Barros

Em um mundo dirigido por tecnologias e a vida acontecendo principalmente nas cidades, nos ambientes artificiais, aprender o amor pela natureza é uma questão-chave na educação da criança.
A criança em contato com a natureza aprende desde cedo que apreciar o mundo natural faz parte de um viver alegre, saudável e criativo.
Quando os pais realizam ações cotidianas que evidenciam o meio ambiente, os filhos têm mais chance de integrar ao próprio modo de ser a atitude da sustentabilidade, tornando-se com isso pessoas sensibilizadas para a conservação da natureza.
Desde meninazinha, cultivo um sentimento de árvores e de bichos. Venho de um Paraná de terra roxa, de arroios com sapos, casinhas de madeira cercadas por matas altas. Meu pai teve uma fazenda com nome de Nossa Senhora, onde eu cresci. Criei-me nas árvores dos pomares entre goiabas, laranjas, bichinhos do ar e do chão, o refúgio seguro no bosque próximo à estrada poeirenta no verão, pão caseiro, chá de sabugueiro.
Adulta, quando me sinto desorientada, aprisionada no receio, na tristeza, recorro à memória da fazenda de pinheiros, o cheiro de funcho, as abelhas sem ferrão sobrevoando o pasto açucarado de flores alaranjadas. As galinhas até hoje me reanimam; as vozes mansas dos humildes da roça dão-me ânimo para reacender o apreço pelos dias, apesar das inúmeras tentações no caminho…
Tenho comigo (e compartilho isso nas escolas, nos grupos de pais, nas reuniões com professores, nos diálogos com pediatras e interessados na infância de modo geral): é muito importante que as crianças, desde bebês, aprendam a se maravilhar com a natureza, pondo-se em contato com as árvores das ruas, os parques, os jardins, as trilhas nas matas, os ensaios com animais de estimação, o brincar livre nas praças, o encanto com a roseira no quintal, morango em vaso na varanda, o gato enrolado no tapete da sala, um pouco de lama no sítio…
É o amor pela natureza que nos leva no dia a dia a contribuir para a preservação do mundo natural. Esse tipo de conduta traz alegria, segurança, e beneficia todos que estão à nossa volta.
Abraços, boa semana!

Notinha
Algumas atitudes que estimulam na criança o amor e respeito pela natureza: ter plantas em casa; cultivar uma horta em casa; demonstrar amor pelos animais de estimação; tratar insetos e lagartixas com naturalidade, ensinando a criança a compreender que tudo tem um propósito nos ecossistemas; reciclar o lixo; evitar desperdício e atitudes de consumo sem sentido; criar brincadeiras nos passeios pela natureza; visitar parques e jardins botânicos com regularidade; fazer trilhas na mata; fazer passeios nos dias chuvosos etc.
*Uma ressalva: não basta ter plantas, cultivar horta ou ter animais em casa. É preciso que a criança seja incentivada a manter contato regular com essas coisas e, gradativamente, assumir pequenas tarefas, ajudando a regar as plantas, por exemplo.

Eugênia Pickina
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.