sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Assim como a águia, busque ousadia, coragem e renovação!


A renovação nos ajuda na realização dos nossos sonhos e objetivos, nos aproximando da nossa real felicidade e esperança. Não se acostume com uma vida infeliz – por isso, viva, mude, renasça e, principalmente: renove-se! Quando nos renovamos, os elementos que fazem parte da nossa vida também nos acompanham e ajudam a abrir caminhos para a real transformação!

Uma das lendas mais bonitas e conhecidas sobre renovação é a da águia. Apesar de não ser verídica, percebemos o quanto a natureza pode, de fato, nos ajudar a compreender melhor a vida – se tivermos olhos para enxergar e coragem para aceitar. A natureza é composta de ciclos e ciclos compreendem mudança, passagem de fase – e também assim deveria ser conosco. Mas nem sempre é assim…

De acordo com a lenda da águia, quando ela atinge os quarenta anos, com as unhas já gastas, o bico curvado e as asas pesadas, o animal se vê diante de duas alternativas: deixar-se morrer, ou enfrentar um doloroso processo de renovação no alto de uma montanha, com um pequeno detalhe: esta segunda opção pode vir a durar 50 longos dias!

Ao optar pela renovação, a águia começará a bater o seu bico contra uma pedra até conseguir arrancá-lo. Com muita dor, espera nascer um novo bico e com ele arranca suas velhas unhas, uma por uma. E quando nascem as novas unhas, ela arranca todas as penas do corpo. Depois que nascem as novas penas, a águia sai, então, para o voo da renovação e vive por mais trinta anos – ufa, nada mais justo depois de tanta penúria!

Acredito que neste momento, caro leitor, você deve estar se perguntando: “Mas qual a origem dessa lenda?”

Há uma passagem na Bíblia (Salmo 103, do versículo 3 ao 5) que diz o seguinte:
“Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades;(…) quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia“.
A partir daí, vieram as mais diversas interpretações e a primeira delas teria sido de autoria de Santo Agostinho (354 D.C – 430 D.C).

Tomando como base a lenda acima, renovar-se como a águia significa libertar-se de ideias e coisas que um dia foram essenciais e boas em nossas vidas, mas que, com o passar dos anos, se perderam.
Tornaram-se irrelevantes e não fazem mais sentido.

A renovação se faz necessária quando sentimos a necessidade de enfrentar novos desafios que surgem inesperadamente em nossas vidas, quando queremos alcançar novos voos.

por Tata Vianna
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.